Banca de DEFESA: Fernanda Drummond Ruas Gaspar

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fernanda Drummond Ruas Gaspar
DATA : 10/02/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas
TÍTULO:

Efeitos de treinamento de habilidades socioafetivas no trabalho colaborativo de equipes interprofissionais em saúde


PALAVRAS-CHAVES:

educação interprofissional em saúde, treinamento, habilidades socioafetivas, aprendizagem, residentes. 


PÁGINAS: 324
RESUMO:

O objetivo da tese foi avaliar os efeitos de treinamentos de habilidades socioafetivas (HSA) sobre a aprendizagem de residentes (médicos e não médicos) no contexto multiprofissional em saúde. Foram realizados seis manuscritos sequenciais e interdependentes para alcançar o objetivo proposto. O primeiro manuscrito apresenta, por meio de uma revisão de literatura, um panorama da educação interprofissional em saúde e da aprendizagem de HSA. O segundo manuscrito apresenta, por meio de outra revisão de literatura, as mudanças na estrutura e no trabalho colaborativo das equipes de saúde durante a pandemia da covid-19 e as ações de treinamento de HSA adotadas especificamente nos programas de residência. O terceiro manuscrito identifica lacunas de aprendizagem de HSA em uma amostra de residentes médicos e não médicos, por meio da análise de incidentes críticos relatados por preceptores e residentes. O quartomanuscrito mostra a construção e a obtenção de evidências de validade de testes de julgamento situacional (TJS) utilizados para avaliar a aprendizagem. O quintomanuscrito descreve o planejamento e a implantação de dois treinamentos de HSA no trabalho colaborativo multiprofissional de residentes, com base em teorias de desenho instrucional e resultados de estudos empíricos, bem como os materiais instrucionais. Por fim, o sexto manuscrito utiliza uma abordagem mista, com uma etapa qualitativa, que descreve a elaboração de treinamentos, materiais instrucionais e TJS para avaliar a aprendizagem, e uma etapa quantitativa, que apresenta um quase experimento, com comparação de escores de aprendizagem entre dois grupos experimentais e em três momentos no tempo (T1 – antes do treinamento, T2 – imediatamente após e T3 – um mês após o treinamento). Os 17 residentes médicos e não médicos inscritos na intervenção de treinamento focam alocados em um dos grupos experimentais, conforme disponibilidade. O residente do Grupo experimental 1 participou de um treinamento de HSA online, com duração de 1 hora e 30 minutos, baseado em discussão de casos reais vivenciados por uma equipe multiprofissional, enquanto o do Grupo experimental 2 participou de um treinamento sobre o mesmo tema e carga horária, porém com método baseado na transmissão de informação teórica e, em seguida, discussão de casos reais. Os resultados dos três TJS sugeriram um aumento dos escores de aprendizagem dos residentes de ambos os grupos experimentais após o treinamento (T2), e um decaimento desses escores um mês após a intervenção (T3). Os resultados apontaram, também, escores mais elevados no pós-teste (T2) dos residentes que participaram do treinamento que combina duas estratégias instrucionais, transmissão de informação e discussão de casos. Embora a amostra final de participantes nos grupos experimentais tenha sido pequena, os resultados de aprendizagem podem fornecer informações valiosas aos desenhistas instrucionais e gestores de programas de residência em saúde para futuras ações de educação em saúde. Os TJS, construídos e aplicados nesta pesquisa, podem ser utilizados tanto para avaliar a aprendizagem quanto para compor o material instrucional de treinamentos de HSA com objetivos semelhantes. Espera-se que a pesquisa seja uma oportunidade de avanço na educação interprofissional em saúde, motivando novos esforços dos residentes e profissionais de saúde em direção a práticas colaborativas, apoiadas em conhecimentos científicos sobre HSA, psicologia instrucional e educação interprofissional em saúde. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE - UFSCAR
Externo à Instituição - DANIELA CAMPOS BAHIA MOSCON - UFBA
Interna - 1764333 - ELAINE RABELO NEIVA
Presidente - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Interno - 059.882.921-00 - JAIRO EDUARDO BORGES ANDRADE - UnB
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 10:28
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18