Banca de DEFESA: Lisa Ferreira de Miranda

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lisa Ferreira de Miranda
DATA : 08/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas
TÍTULO:

Melhorando o Engajamento no Teletrabalho: o Papel de Suporte Gerencial ao Teletrabalhador, de Habilidades para o Teletrabalho em Casa e das Demandas do Teletrabalho


PALAVRAS-CHAVES:

teletrabalho, engajamento no trabalho, demandas e recursos no trabalho, suporte gerencial, demandas do teletrabalho


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O teletrabalho é um arranjo de trabalho em que o trabalhador pode realizar suas atividades fora do ambiente organizacional convencional mediado por tecnologias da informação e comunicação (TIC). A adoção desta modalidade traz consequências que envolvem alterações físicas e cognitivas sobre o modo que os indivíduos exercem e se relacionam com seu trabalho. O engajamento no trabalho é um estado afetivo-motivacional positivo para com o trabalho, caracterizado por vigor, dedicação e absorção (Schaufeli et al., 2006). Embasado no modelo teórico de Demandas-Recursos do Trabalho (Job Demands-Resources Model - JD-R), foi investigado o suporte gerencial ao teletrabalhador e as habilidades para o teletrabalho em casa como características do trabalho e pessoais do teletrabalho ligadas a um processo motivacional no trabalho e as demandas do teletrabalho como características do trabalho ligadas a um processo de deterioração da saúde. O suporte gerencial ao teletrabalhador é o comportamento de apoio dos supervisores aos teletrabalhadores na realização de seu trabalho de forma remota, em termos de feedback, atribuição e acompanhamento de metas, apoio e orientação, e bem-estar e infraestrutura (Mourão et al., 2023). As habilidades para o teletrabalho em casa são as soft e hard skills necessárias para que o indivíduo seja capaz de realizar as suas tarefas de forma integral no ambiente doméstico (Abbad et al., 2021). As demandas do teletrabalho são aspectos do trabalho realizado fora do ambiente organizacional por mediação de TIC que requerem esforços físicos ou psicológicos prolongados e se associam à elevação de custos para o teletrabalhador. A pesquisa teve como objetivo construir uma medida para a mensuração das demandas do teletrabalho, investigar como o engajamento no trabalho é afetado por suporte gerencial ao teletrabalhador, as habilidades para o teletrabalho em casa e demandas do teletrabalho e investigar a relação de reciprocidade entre suporte e habilidades, além da moderação exercida por demandas no teletrabalho na relação entre suporte gerencial e engajamento. Participaram da pesquisa 378 teletrabalhadores de três organizações públicas brasileiras. Foram realizadas análises descritivas, análises fatoriais exploratórias, confirmatórias e confirmatórias multigrupo, além de regressões e modelagem por equações estruturais para o teste das hipóteses de pesquisa. Quanto aos resultados, o suporte gerencial ao teletrabalho e as demandas do teletrabalho aparecem como preditores do engajamento no trabalho, além de que foi encontrada uma relação de mediação completa da variável de suporte entre a dimensão de soft skills de habilidades para o teletrabalho em casa e engajamento no trabalho, e não encontrada as demandas do teletrabalho como uma variável moderadora entre suporte e engajamento. A pesquisa portanto traz contribuições de cunho teórico, metodológico e prático para o estudo sobre teletrabalho, engajamento no trabalho e modelo JD-R que podem ser utilizadas a fim de melhorar a experiência de teletrabalho nas organizações.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARINA GREGHI STICCA - USP
Presidente - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Interna - 2715539 - JULIANA BARREIROS PORTO
Externa à Instituição - LARISSA MARIA DAVID GABARDO-MARTINS - UNIVERSO
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 14:32
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32