Banca de DEFESA: Arlene Ferreira de Almeida

DISCENTE : Arlene Ferreira de Almeida
DATA : 14/03/2023
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas

Construção e Avaliação da Eficácia de Uma Intervenção Antirracista Pautada no Ensino da Cultura Africana e Afro-Brasileira

intervenção, cultura africana, identidade social, autoestima, racismo.

Essa dissertação tem por objetivo geral: construir e avaliar a eficácia de uma intervenção pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira no aumento da identidade social e da autoestima em crianças negras e na conscientização sobre o racismo em crianças brancas e negras. A intervenção será realizada com base no Currículo em Movimento do Distrito Federal, que inclui conteúdos relacionados a história e cultura negra. Intervenções antirracistas são de extrema importância para o processo educacional brasileiro, porém, infelizmente, ainda é um tem pouco estudado e desenvolvido no Brasil. Pensar em intervenções que possam ser replicadas em escolas, é um grande passo para uma melhor qualidade de vida dos estudantes negros e para o combate ao racismo no Brasil. Os objetivos específicos incluem: I) Construir uma intervenção multicultural pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira; II) Avaliar o efeito da intervenção pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira na identificação racial e na autoestima em crianças negras; III) Avaliar o efeito da intervenção pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira na percepção de preconceito racial em crianças brancas e negras. Contou-se com a participação de 53 estudantes matriculados em duas turmas do quinto ano do ensino fundamental I em uma instituição do Distrito Federal. Os estudantes informaram idades variando entre 10 e 12 anos (M = 10,6; DP = 0,6), sendo a maioria do gênero feminino (50,9%), e heteroidentificados como sendo 55,6% pardos/negros e 44,4% como brancos. Os participantes foram alocados a duas condições em um delineamento experimental entre sujeitos com pré e pós-teste, sendo que uma das turmas (selecionada por sorteio) recebeu a intervenção (grupo experimental) e a segunda turma foi alocada como grupo controle. Os participantes responderam, pré e após a intervenção, a três escalas, que mensuravam a percepção de racismo na escola, o grau de identidade racial e a autoestima. Ademais, após a intervenção, os alunos foram entrevistados sobre a intervenção. Os resultados quantitativos indicaram que não houve diferenças significativas entre o grupo que recebeu a intervenção e o grupo controle, mesmo tendo em conta a cor da pele dos participantes. Esses resultados, embora não significativos, devem ser observados com cautela, dado o número reduzido de participantes da pesquisa, o que reduziu o poder de encontrar um resultado significativo. Os resultados qualitativos apontaram que ter acesso a conteúdo positivos sobre a cultura africana e afro-brasileira aumentou a consciência dos participantes sobre suas atitudes raciais, levando a uma maior reflexão sobre tais comportamentos no convívio escolar, e aumentou a identificação positiva das crianças negras com sua etnia.

Externa à Instituição - DALILA XAVIER DE FRANÇA - UFS
Interna - 030.600.101-29 - FERNANDA SOUSA DUARTE - UnB
Interno - 700.250.701-00 - JACOB ARIE LAROS - RUG
Presidente - 3160765 - TIAGO JESSE SOUZA DE LIMA