Banca de DEFESA: Wladimir Rodrigues da Fonseca

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Wladimir Rodrigues da Fonseca
DATA : 28/03/2023
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas

Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo

Big Five, Five Factor Model, Personalidade, Instrumento não verbal, Neuroticismo

Inventários e escalas de personalidade são utilizados para avaliação em diversos contextos sociais, entre outros, em avaliações compulsórias. No entanto, a observação dos estudos sobre os índices de escolaridade da população brasileira, evidencia que, mesmo alfabetizada, uma parcela considerável da população tem dificuldades de compreensão na leitura de textos. Itens verbais demandam capacidade de leitura e compreensão do que está sendo lido. Esta condição é contrastada com os índices de analfabetismo (6,6%) e analfabetismo funcional (29%) na população brasileira. Como proposta da presente tese, foi construído um instrumento verbal e não verbal baseado nos cinco grandes fatores, mais especificamente, utilizando a dimensão neuroticismo que é parte deste modelo. O instrumento foi submetido à uma amostra de 599 participantes com idade variando entre 18 e 82 anos (M = 33,5, DP = 15,19). Foram encontradas evidências de validade do instrumento que permitiu mensurar de forma equivalente em indivíduos com diferentes escolaridades, escores de neuroticismo. Isto pode contribuir para a avaliação da personalidade de uma parcela da população brasileira, potencialmente não atendida por instrumentos atualmente disponíveis.

Externa à Instituição - EVERLEY ROSANE GOETZ - UDF
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO EVANGELHO HERNANDEZ - UERJ
Presidente - 2186985 - CRISTIANE FAIAD DE MOURA
Externo à Instituição - FABIAN JAVIER MARIN RUEDA - USF