Banca de DEFESA: Leticia Mara de Lima Meira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leticia Mara de Lima Meira
DATA : 08/05/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas
TÍTULO:

Avaliação do desenho instrucional, da transferência de treinamento e do suporte à transferência de um curso sobre o atendimento a pacientes críticos acometidos por COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

avaliação de treinamento, COVID-19, cuidados intensivos, educação em saúde


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Esta dissertação é composta por três estudos sequenciais, complementares e interdependentes. O estudo 1 apresenta uma revisão narrativa da literatura acerca de treinamentos ofertados a profissionais de saúde em habilidades técnicas de atendimento a pacientes críticos acometidos por COVID-19. Foram selecionados 36 artigos que permitiram caracterizar os temas abordados e habilidades ensinadas, os desenhos instrucionais dos cursos (principais estratégias, métodos, recursos e tecnologias instrucionais) e evidências de eficácia desses treinamentos. O estudo 2, de abordagem qualitativa, avaliou a qualidade do desenho de um treinamento em habilidades técnicas de cuidado a pacientes críticos com COVID 19, ofertado para profissionais de hospitais universitários brasileiros. O treinamento avaliado foi ofertado na modalidade autoinstrucional, com 10 horas de duração, elaborado para capacitar profissionais de saúde no atendimento ao paciente crítico com Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada por COVID-19. O curso foi a principal estratégia adotada pela gestão dos hospitais universitários federais brasileiros para capacitar um grande número de profissionais que não atuavam em Unidades de Terapia Intensiva nas habilidades técnicas necessárias ao enfrentamento da pandemia. A avaliação qualitativa desse treinamento embasou-se nos achados do estudo 1, que permitiram elencar critérios de avaliação de treinamento, construir e aplicar um roteiro de avaliação adaptado ao contexto pesquisado. O terceiro estudo, de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, sequencial, exploratória e inferencial objetivou construir e investigar as evidências de validade de três escalas para a avaliação de impacto do treinamento no trabalho, elaboradas a partir dos objetivos instrucionais do curso analisado. As duas primeiras medem a transferência de habilidades de Intubação Orotraqueal e de Atendimento ao Paciente Crítico com COVID19 e a terceira avalia o suporte à transferência de treinamento para o trabalho. As três escalas, foram submetidas a análises fatoriais exploratórias e semi confirmatórias que demonstraram estruturas empíricas unifatoriais e adequados índices de fidedignidade e confiabilidade em todos os instrumentos. Os resultados dos três estudos, discutidos à luz da literatura científica, serão interpretados em suas implicações práticas para a ampliação da oferta e a melhoria da educação permanente de profissionais em habilidades técnicas de assistência a pacientes acometidos por Síndrome Respiratória Aguda Grave, para profissionais de saúde que não atuam, ou não são especialistas, em unidades de terapia intensiva. O roteiro de avaliação qualitativa e os três instrumentos construídos nestes estudos podem ser utilizados para avaliar demandas de capacitação, facilitar o desenho, a oferta e a avaliação de treinamentos com maior potencial de sucesso, pois propiciam a adoção de instrumentos válidos e confiáveis. A pandemia do COVID-19 expôs a insuficiência de profissionais de saúde capacitados para o atendimento aos cuidados intensivos por doenças respiratórias, em especial, durantes as crises sanitárias. Para a análise da relevância da pesquisa deve-se considerar a possibilidade de novas ocorrências similares futuras e a necessidade de ofertas de capacitação constantes para amplo número de profissionais de saúde. Deve-se pensar na necessidade de uma política de educação permanente em saúde que atue ativamente na preparação profissional para o enfrentamento a crises sanitárias causadas por doenças respiratórias virais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA CECÍLIA DIAS FLORES - UFCSPA
Interna - 1764333 - ELAINE RABELO NEIVA
Presidente - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Interna - 2715539 - JULIANA BARREIROS PORTO
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 15:47
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