Banca de DEFESA: Vivian dos Santos Miranda

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vivian dos Santos Miranda
DATA : 29/05/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas
TÍTULO:

Avaliação de Impacto de um Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina


PALAVRAS-CHAVES:

desenvolvimento de liderança feminina, motivação para transferir, suporte à transferência, impacto do treinamento no trabalho.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A desigualdade de gênero é um problema social que ocorre em todos os contextos, inclusive nas organizações de trabalho. Relatórios da Organização Internacional do Trabalho informam que as mulheres ganham salários 20% menores do que os homens em todo o mundo. Estudos sobre liderança feminina podem ampliar o conhecimento sobre barreiras e desafios para as mulheres no trabalho. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto de um programa de desenvolvimento de liderança feminina (PDLF) oferecido por uma empresa mista de grande porte com abrangência nacional. A dissertação relata uma pesquisa realizada em 2 etapas sequenciais e interdependentes, com desenho quantitativo e recolhimento de dados primários (questionário) e secundários (documentos). Na primeira etapa, a coleta de dados por meio de questionário online obteve 1.482 respostas válidas dos 1.496 respondentes que se formaram no programa. O instrumento aplicado reuniu cinco escalas que medem as variáveis de motivação para transferência, suporte à transferência de treinamento (apoio gerencial e de colegas e pares), impacto do treinamento no trabalho e impacto do treinamento no trabalho e na vida profissional dos egressos. As análises fatoriais exploratórias e semiconfirmatórias mostraram que as escalas apresentam evidências de validade e confiabilidade. A segunda etapa teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis antecedentes motivação para transferência, suporte à transferência (apoio gerencial e de colegas e pares) e os desfechos: impacto do treinamento no trabalho e impacto do programa de desenvolvimento de lideranca feminina na vida profissional por meio de regressões múltiplas. A amostra desta etapa contou com 1083 respondentes, somente pertencentes ao sexo biológico feminino, das 1482 respostas válidas. Na primeira análise de regressão múltipla, os resultados confirmam a predição das variáveis motivação para transferir, suporte à transferência de treinamento (psicossocial) e o impacto do treinamento no trabalho. Entre as principais contribuições dos estudos estão: a adaptação da escala de valor instrumental de treinamento para avaliar o impacto do PDLF na vida profissional de mulheres e análise de relações entre variáveis motivacionais e de suporte e efeitos de treinamento. Uma das principais limitações do estudo foi aplicar as escalas em um único momento após o treinamento e adotar apenas os participantes do treinamento como fontes de informação nas duas etapas do estudoas. Pesquisas futuras devem adotar delineamentos longitudinais, aplicando medidas antes, durante e após o treinamento, bem como diversificar os contextos de estudo, buscando evidências mais robustas da validade das escalas de motivação, suporte e impacto e do poder preditivo de motivação e suporte em pesquisas da área.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1764333 - ELAINE RABELO NEIVA
Presidente - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Interna - 2715539 - JULIANA BARREIROS PORTO
Externa à Instituição - LUCIANA MOURAO CERQUEIRA E SILVA - UNIVERSO
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 18:59
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18