Banca de DEFESA: Paulo Henrique Ferreira Alves

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Henrique Ferreira Alves
DATA : 30/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Disponível em: www.psto.com.br/defesas
TÍTULO:

“Ser Policial é sobretudo uma razão de ser”: Estudo do bem-estar de policiais militares do Distrito Federal


PALAVRAS-CHAVES:

Bem-Estar Subjetivo, Valores Humanos, Metas de Compaixão e Autoimagem, Percepção de Suporte Social no Trabalho, Segurança Pública, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)


PÁGINAS: 249
RESUMO:

: A presente pesquisa tem como objetivo geral mensurar o modelo estrutural que tem os valores humanos como preditores de metas de compaixão e autoimagem e estas do bem-estar subjetivo (BES) de policiais militares do Distrito Federal, sendo esta relação moderada pela percepção de suporte social no trabalho; identificar elementos institucionais que podem ser geradores de bem-estar; e propor perspectivas organizacionais e acadêmicas para incremento deste fenômeno psicológico na instituição. A pesquisa é desenvolvida em método quantitativo e qualitativo, com o estabelecimento de um robusto referencial teórico das variáveis que compõe o modelo e sua aplicabilidade à atividade de segurança pública, o teste de quatorze hipóteses relacionadas aos constructos e a identificação qualitativa de potenciais fatores geradores de bem-estar policial. A fase qualitativa foi composta da construção do referencial teórico e da identificação de elementos geradores de BES no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a quantitativa por meio de pesquisa survey que contou com a participação de 1080 policiais militares do DF. Os resultados da pesquisa indicaram a confirmação parcial do modelo estrutural e dentre as hipóteses estabelecidas, seis foram totalmente suportadas, sete parcialmente corroboradas e somente uma totalmente rejeitada. Os resultados podem confirmar conclusões não somente acadêmicas, como a confirmação desses constructos como antecedentes de bem-estar subjetivo, em especial no âmbito da segurança pública, as evidências de validade de escalas psicométricas existentes e a possibilidade de construção de uma escala específica para bem-estar na segurança pública, mas também institucionais, com a disponibilização de um rol de elementos organizacionais que possam ser trabalhados para incrementar os índices de BES na PMDF. Ao final são apresentadas as limitações da pesquisa e perspectivas futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1122536 - CLAUDIO VAZ TORRES
Interna - 2186985 - CRISTIANE FAIAD DE MOURA
Interno - 1364073 - FABIO IGLESIAS
Externa à Instituição - Leonardo Borges Ferreira - ISCP
Externo à Instituição - THIAGO GOMES NASCIMENTO - ISCP
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 17:50
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24