As Redes Sociais e o Engajamento no Trabalho em uma Organização Financeira Brasileira
Vínculo com o Trabalho, Engajamento no Trabalho, Análise de Redes Sociais, Influência Social.
Esta dissertação de mestrado visa contribuir com a aplicação da metodologia de análise de redes sociais (ARS) para entender o engajamento no trabalho no contexto organizacional brasileiro. O Manuscrito 1 realizou uma revisão de escopo sobre vínculos organizacionais e de trabalho, além do uso da ARS em organizações. Foram encontrados oito estudos até março de 2024 em seis bases de dados. Observou-se que a ARS é utilizada como antecedente para vínculos, mas há fragilidade na fundamentação teórica e uma lacuna relevante na literatura. O Manuscrito 2 investigou as redes sociais de uma organização financeira brasileira, utilizando dados de um sistema interno de contatos profissionais para calcular as medidas de ARS. Identificaram-se 83 unidades relevantes, principalmente de atuação negocial, destacando-se pelo acesso a informações privilegiadas. Por fim, o Manuscrito 3 analisou as redes sociais de comunicação da organização e suas associações com o engajamento no trabalho, utilizando dados de um sistema de informações profissionais e a aplicação do Utrecht Work Engagement Scale 9 (UWES 9). Foram analisadas 1.048.522 conexões e 10.635 questionários da UWES 9. A análise fatorial confirmatória mostrou adequação dos modelos uni e trifatorial. As correlações indicam que a posição privilegiada e próxima de uma unidade na rede social está positivamente relacionada ao engajamento no trabalho dos indivíduos, corroborando a literatura existente.