Banca de QUALIFICAÇÃO: Flávia Lucena Barbosa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Flávia Lucena Barbosa
DATA : 17/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Microsoft Teams - Link disponível em: www.psto.com.br/defesas
TÍTULO:

 

Aprendizagem Informal: Em Busca de um Modelo Global de Predição

 


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamentos de Aprendizagem Informal, Interação e Autonomia no Trabalho, Prontidão para Aprender, cultura nacional, competências.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

A aprendizagem informal é uma ferramenta estratégica no mundo do trabalho globalizado. Essa argumentação – bastante comum – carece da produção de achados científicos fundamentados em amostras diversificadas de países, ocupações e idades. Isto permitiria saber mais sobre os fatores que promovem a aprendizagem informal e apoiar políticas globais de desenvolvimento de competências para o trabalho, para distintas faixas etárias de trabalhadores em uma ampla variedade de ocupações. Com base nessas informações científicas, seria possível promover a aprendizagem informal como uma ferramenta estratégica. Para obter uma amostra assim diversificada, este projeto utilizará os dados do PIAAC e está estruturado em quatro estudos. O primeiro testou a estrutura e a confiabilidade dos instrumentos utilizados por esse Programa e investigou um modelo teórico de impacto das variáveis antecedentes (Interação no Trabalho, Autonomia no Trabalho e Prontidão para Aprender) sobre Comportamentos de Aprendizagem Informal (CAIs). Este estudo já foi publicado e seus resultados indicaram uma solução com quatro fatores, que todos os antecedentes selecionados estão positivamente relacionados aos CAIs e que a Interação no Trabalho tem o maior poder preditivo. O segundo estudo analisará se o modelo do Estudo 1 difere entre pessoas que participaram ou não de aprendizagem formal. O terceiro estudo investigará a diferença do modelo entre países com alta e baixa Aversão à Incerteza – uma característica da cultura nacional. Por fim, o quarto estudo testará a relação entre os diferentes tipos de CAIs e determinadas competências exigidas no contexto de trabalho. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir com dados empíricos sobre como a aprendizagem informal pode ser estrategicamente empregada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO DE LEMOS ALVES PEIXOTO - UFBA
Interna - 1764333 - ELAINE RABELO NEIVA
Interno - 700.250.701-00 - JACOB ARIE LAROS - RUG
Presidente - 059.882.921-00 - JAIRO EDUARDO BORGES ANDRADE - UnB
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 17:37
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app45_Prod.sigaa39