Banca de DEFESA: Joelson Severo dos Santos Azevêdo

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Joelson Severo dos Santos Azevêdo
DATA : 27/06/2024
HORA: 14:30
LOCAL: sala 46/8
TÍTULO:

Análise de Diagnóstico Cognitivo dos Concluintes do Ensino Médio utilizando o ENEM


PALAVRAS-CHAVES:

Diagnóstico Cognitivo, ENEM, Competências Educacionais, Nível Socioeconômico, Avaliação Educacional

 


PÁGINAS: 1
RESUMO:

A educação é essencial para o progresso social, capacitando alunos com habilidades vitais para seu desenvolvimento e sucesso. A transição do ensino médio para o superior é um marco importante, refletindo as competências adquiridas pelos alunos e sua preparação para desafios acadêmicos e sociais. Este estudo investigou em que medida o ensino médio prepara adequadamente os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerando a influência de fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes. Utilizando o modelo de diagnóstico cognitivo Generalized Deterministic Inputs, Noisy "And" Gate Model (GDINA), o estudo identificou uma discrepância entre as competências esperadas pelo ENEM e as habilidades efetivamente desenvolvidas pelos estudantes ao final do ensino médio, particularmente em participantes de baixa renda. Este estudo utilizou o questionário socioeconômico do ENEM para criar uma medida de nível socioeconômico, analisando diferenças de aprendizado entre grupos. Após a aplicação de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a exclusão de itens com baixas cargas fatoriais, uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmou a estrutura fatorial, com índices de ajuste satisfatórios (CFI = 0,980, TLI = 0,978, RMSEA = 0,067 e SRMR = 0,068). O instrumento apresentou um índice de fidedignidade (λ2) de 0,91. Os escores fatoriais gerados foram usados para categorizar candidatos em quartis socioeconômicos, revelando diferenças significativas de aprendizado entre os níveis mais altos e mais baixos. A pesquisa revelou ainda que, apesar das altas correlações entre as competências, indicando uma possível unidimensionalidade das áreas do conhecimento avaliadas, a competência CN2 de Ciências da Natureza merece uma investigação adicional devido às suas baixas correlações com as demais competências de área. Além disso, o estudo aponta que a escolha da língua estrangeira no ENEM está associada à probabilidade de domínio das competências, com variações notáveis baseadas no nível socioeconômico. Por fim, os resultados indicaram um bom ajuste do modelo GDINA, que se mostrou eficaz para entender as competências dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLÁUDIA FUKUDA - UCB
Externa ao Programa - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS - nullPresidente - ***.250.701-** - JACOB ARIE LAROS - UnB
Interno - 2668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 27/06/2024 08:39
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