Escala de Comportamentos Aprendidos na Equoterapia (ECAEQ): construção e evidências de validade
psicometria; avaliação psicológica; pessoa com deficiência; inclusão; funcionalidade
A aprendizagem que ocorre no setting da modalidade de reabilitação interdisciplinar que envolve equinos, a equoterapia, pode contribuir para ampliação do desenvolvimento de pessoas com deficiência (PcD) ou outras necessidades específicas, sejam psicológicas, motoras, sensoriais, dentre outras. Estudar e analisar melhor o fenômeno da aprendizagem deste contexto específico, que coloca pessoas, cavalos e ambiente em integração constante e de modo interdisciplinar, a partir das proposições da Teoria Social Cognitiva (TSC) de Bandura, é relevante para fomentar o propósito da inclusão da PcD; e contribuir para reconhecimento técnico-científico da equoterapia e cenário da avaliação psicológica. Dessa forma, o principal objetivo desta dissertação foi apresentar um instrumento inédito, com propriedades psicométricas adequadas, capaz de aferir o fenômeno da aprendizagem na equoterapia, útil para este contexto e para pesquisa científica. Assim, dois estudos foram conduzidos de modo independente, mas interligados. Estudo 1 apresenta a construção, evidências de validade do conteúdo e da estrutura interna da Escala de Comportamentos Aprendidos na Equoterapia (ECAEQ). A estrutura fatorial do instrumento resultou em 25 itens, com três fatores sem cargas fatoriais cruzadas e índice de confiabilidade 0,92. Estudo 2, que apresenta: evidências de validade externa da ECAEQ verificada por meio das relações com outras medidas. Destacam-se correlações positivas e estatisticamente significativas, com funcionalidade (r = 0,67, 95% BCa IC [0.58, 0.75], p < 0,01) e qualidade de vida (r = 0,22, 95% BCa IC [0.06, 0.37], p < 0,01). Conclui-se que a ECAEQ apresenta evidências de validade e estimativa de precisão, podendo ser utilizada em pesquisas para avanço técnicocientífico da equoterapia e favorecendo processos de desenvolvimento e inclusão da PcD.