Educação Jurídica e os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação: revisitando a Pedagogia por Competências a partir de Luciano Floridi.
Educação Jurídica;Tecnologia; Direito
As inovações tecnológicas aplicadas ao direito geram novos desafios que, por sua natureza e velocidade, necessitam ser enfrentados prontamente. Essas mudanças representam oportunidades de se otimizar sobremaneira a realização de inúmeras práticas ligadas ao mundo jurídico. Nessa linha, mais especificamente no campo da Educação Jurídica Superior, entende-se que a chamada pedagogia por competências mostra-se como uma possível metodologia capaz de responder a questionamentos apresentados nesse novo cenário. Tal metodologia, volta-se à superação de uma perspectiva educacional centrada puramente na transmissão de conteúdos pelo docente, a partir da incorporação de estratégias de ensino dedicadas não exclusivamente à exposição de conteúdos, como também ao desenvolvimento de habilidades prático-profissionais, capazes de ampliar a autonomia discente em seu processo de formação e aprendizado.