Docência negra: etnografando experiências de professoras negras do Direito.
Docência negra; Docência do Direito; Direito; Raça; Gênero; Educação
O tema desta tese é a docência de professoras negras do Direito. A partir de entrevistas de profundidade busquei compreender como as experiências pessoais e profissionais de mulheres negras atravessam a sua constituição como professora e a sua atuação docente no Direito. Neste processo, a docência negra tornou-se um conceito central da pesquisa e foi costurado e recosturado a partir de dois momentos de campo: o acompanhamento síncrono de um ciclo de entrevistas realizado, em 2021, pelo Coletivo Luiza Bairros, com cinco docentes negras com atuação em cursos diversos do ensino superior brasileiro, e um segundo momento que aconteceu a partir de entrevistas com três professoras do Direito. Docência negra foi um conceito construído ao longo da pesquisa e aqui está sendo entendido como um fazer profissional marcado pela condição negra no mundo. Por conta dessa complexidade, o que esta tese propõe é, a partir das narrativas das interlocutoras, compreender posições, achados, dimensões possíveis do fazer-docente negro. Neste trabalho, a docência negra no Direito, mas também fora dele, é narrada por mulheres-negras- docentes como uma experiência de traumas, mas também de rasuras.