Banca de DEFESA: Guilherme Ramos de Morais

DISCENTE : Guilherme Ramos de Morais
DATA : 22/08/2022
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MGNjYTAxYWQtNmMxYy00YjM1LTgxYz QtOGJkYjY2N2Vj

"Pressupostos e diretrizes para a aplicação do processamento de linguagem natural à recuperação de informações jurisprudenciais: uma aplicação da AI4SG".

Direito processual civil. Sistema de precedentes. Inteligência artificial. AI4SG. Processamento de linguagem natural. Recuperação de informações.

O sistema de precedentes brasileiro apenas pode funcionar adequadamente se uma decisão judicial pretérita puder ser, antes de tudo, encontrada. Ocorre que, diante do volume de informações processuais do Brasil, é humanamente impossível catalogar as informações relevantes de todas as decisões judiciais, senão por meio de sistemas de extração de informação automatizados. E é precisamente neste ponto que se inserem os dois problemas analisados neste trabalho: antes de tudo, o sistema de precedentes brasileiro, em teoria, é capaz de gerar impactos sociais positivos ou não? Caso gere impactos positivos, como o operacionalizar diante da quantidade de informações geradas diariamente no Judiciário do Brasil? A fim de responder a esses questionamentos, foi feita uma revisão da literatura para, primeiro, analisar os pressupostos teóricos do sistema de precedentes brasileiro e a relevância da inteligência artificial para sua efetivação; em seguida, analisar os princípios éticos que devem orientar o desenvolvimento da inteligência artificial – teoria da Artificial Intelligence for Social Goods com adaptações ao direito; e, por último, como o processamento de linguagem natural com inteligência artificial pode ser desenvolvido de forma eficiente e ética na recuperação de informações jurisprudenciais, o que foi sintetizado em três diretrizes teórico-pragmáticas.

Externo à Instituição - DIERLE JOSÉ COELHO NUNES - PUC MINAS
Interna - 2729067 - DANIELA MARQUES DE MORAES
Presidente - 2250715 - FABIANO HARTMANN PEIXOTO
Interna - 1150035 - FERNANDA DE CARVALHO LAGE