Banca de QUALIFICAÇÃO: Priscila Kavamura Guimarães de Moura

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Priscila Kavamura Guimarães de Moura
DATA : 10/02/2023
HORA: 18:30
LOCAL: https://meet.google.com/zsp-dpsq-hgd
TÍTULO:

"A questão agrária brasileira sob o viés neoliberal: o direito à segurança e à soberania alimentar como formas de embate contra-hegemônico dos movimentos sociais de luta pela terra".


PALAVRAS-CHAVES:

Neoliberalismo, soberania alimentar, segurança alimentar, questão agrária, direito achado na rua.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Esta tese parte do seguinte problema: como os sujeitos coletivos de direito, organizados em movimentos sociais de luta pela terra, complexificam a questão agrária brasileira por meio do fortalecimento do direito à alimentação em suas dimensões da segurança e da soberania alimentar? O objetivo é refletir sobre a questão agrária brasileira contemporânea e suas complexidades frente à tomada do meio agrário pelo sistema neoliberal, o qual tem acarretado severas consequências no que diz respeito à disponibilização de alimentos. Nesse cenário, o efeito mais perverso é o agravamento da fome. Assim, se em um primeiro momento o desenho de distribuição de terras coordenava as reflexões sobre a questão agrária brasileira; atualmente, com o agravamento da fome no país, pensar o direito à alimentação nas dimensões da segurança e da soberania alimentar se impõem. Nessa perspectiva, este trabalho se debruça sobre as formas contra-hegemônicas do embate aos nefastos efeitos do neoliberalismo no campo. A partir do referencial teórico do Direito Achado na Rua, intenta-se refletir sobre as maneiras por meio das quais os sujeitos coletivos de direito se organizam em torno da concretização do direito à alimentação face a um sistema que coopta o sistema jurídico, a fim de viabilizar suas pautas de financeirização do campo e disseminação da desigualdade econômica. Espera-se, com esta tese, contribuir com os debates de enfrentamento ao sistema neoliberal, evidenciando a fome como principal efeito das políticas de financeirização do campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1173633 - ALEXANDRE BERNARDINO COSTA
Externo à Instituição - CLAUDIO LOPES MAIA - UFG
Interno - 191.173.968-91 - JOSE GERALDO DE SOUSA JUNIOR - UnB
Externo à Instituição - José do Carmo Alves Siqueira - UFG
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 11:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22_Prod.sigaa16