Banca de DEFESA: Thiago Turbay Freiria

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thiago Turbay Freiria
DATA : 23/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DA PÓS GRADUAÇÃO - FACULDADE DE DIREITO - UnB
TÍTULO:

"A concepção racionalista da prova, a epistemologia jurídica e a decretação de prisão preventiva: o conteúdo normativo da ordem pública e standards probatórios".


PALAVRAS-CHAVES:

Prisão preventiva; standard de prova; epistemologia jurídica; ordem pública; raciocínio probatório


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A prisão preventiva representa um dos aparatos de poder repressivo e autoritário mais pujantes no Brasil. Havia cerca de 214 mil presos provisórios em 2021, segundo dados do Depen. Dentre as razões incontinentes do desenho institucional e a mentalidade inquisitorial do judiciário, sopesa essa asserção o alto grau de discricionariedade com que se dá a decretação de prisão cautelar, em especial a prisão preventiva. Parte desse problema se dá pela imprecisão dos requisitos autorizadores, notadamente, a ordem pública. A vaguidade e o esvaziamento do conteúdo normativo da locução servem a toda sorte de motivos. A solução, possível, é estabelecer um sistema de controle calcado em bases racionais para fins de exigir a correta motivação das decisões de prisão. Esse sistema é concernente à concepção racionalista da prova, que tem o condão de estabelecer filtros epistêmicos e de controle intersubjetivo da atividade probatória, da valoração dos fatos considerados no processo e da distribuição dos riscos de erros judiciais, visando arrimar redes de proteção e garantias às partes. Ferramenta essencial para instalar dispositivos racionais de controle são os standards probatórios. A conceituação dos standards de prova, sua aplicação e a formulação de standards probatórios específicos para a decretação de prisão preventiva são os objetos dessa investigação. Ao fim, o estudo sugere soluções viáveis ao problema, sob o ponto de vista prático, que foram sustentadas por uma pesquisa estruturada em revisão bibliográfica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADEMAR BORGES DE SOUSA FILHO - IDP
Presidente - 1172631 - BEATRIZ VARGAS RAMOS GONCALVES DE REZENDE
Interna - 1159552 - ELA WIECKO VOLKMER DE CASTILHO
Externo à Instituição - ROGÉRIO SCHIETTI MACHADO CRUZ - STJ
Notícia cadastrada em: 10/03/2023 10:50
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app33_Prod.sigaa27