Banca de DEFESA: Jailson Alves Nogueira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jailson Alves Nogueira
DATA : 14/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetupjoin/19%3ameeting_MmEwZTYxMjctMTJjZC00ZDk2LWE3ZDUtMWI0NjdhZWYzM
TÍTULO:

"EDUCAÇÃO JURÍDICA: DA ADERÊNCIA AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO À FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS - UMA EXPERIÊNCIA DE SUAS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNB".


PALAVRAS-CHAVES:

avaliação; competências; cursos jurídicos; qualidade. 


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Nesta tese, compreendemos em que medida a formação baseada em competências pode contribuir para o aperfeiçoamento da educação jurídica brasileira, historicamente, alvo de críticas e geradora de “crises” do Direito. No primeiro capítulo, descrevemos o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e seus três procedimentos de avaliação, bem como seus respectivos indicadores. No segundo capítulo, estudamos as resistências epistemológicas e metodológicas que circundam os cursos de Graduação em Direito, e como esses aspectos tem contribuído para o avanço qualitativo da educação jurídica brasileira. Por fim, no terceiro capítulo, analisamos, a partir da observação participante na disciplina de Pesquisa Jurídica, na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), em que medida a formação por competências pode ser desenvolvida nos cursos de graduação em Direito. Para tanto, a nossa pesquisa foi de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, e do tipo descritiva, exploratória e explicativa, lançando mão do método dialético, dentro de uma visão interdisciplinar dos fenômenos sociojurídicos. A técnica de observação participante foi utilizada no terceiro capítulo da pesquisa, considerando a nossa experiência de assistente docente, dialogando com documentos inerentes à disciplina. Evidenciamos que a formação por competências potencializa a formação jurídica em nível de graduação e contribui para o aperfeiçoamento da educação jurídica, com foco na materialização de competências gerais e específicas do Direito, atualmente pouco desenvolvidas. Dentre as competências fomentadas com os estudantes durante a disciplina de Pesquisa Jurídica, podemos citar: capacidade para identificar, colocar e resolver problemas, capacidade de analisar criticamente e propor soluções a demandas jurídicas e capacidade de raciocinar, argumentar e decidir juridicamente, pesquisa empírica, capacidade de praticar a interdisciplinaridade, respeito à democracia e aos direitos humanos e trabalho em equipe. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1150035 - FERNANDA DE CARVALHO LAGE
Externo à Instituição - JOSE GARCEZ GHIRARDI - FGV
Interno - ***.173.968-** - JOSE GERALDO DE SOUSA JUNIOR - UnB
Presidente - 1165218 - LOUSSIA PENHA MUSSE FELIX
Externo à Instituição - RODOLFO DE CARVALHO CABRAL - MEC
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 13:12
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18_Prod.sigaa12