Banca de DEFESA: Gabriela Leoni Furtado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gabriela Leoni Furtado
DATA : 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/dl/launcher/launcher.html?url=%2F_%23%2Fl%2Fmeetup-join%2F19%3Ameeting_N
TÍTULO:

"GENDERWASHING NO COMÉRCIO GLOBAL: uma análise das respostas dos Estados e do Mercado às lacunas de gênero e propostas para estratégias em direção ao #ODS5 da ONU".


PALAVRAS-CHAVES:

Comércio Global; Gênero; Genderwashing; #ODS5.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A relação entre comércio e gênero é uma via de mão dupla: de um lado o comércio detém a capacidade de reduzir a desigualdade de gênero a nível global, e de outro, o desenvolvimento comercial depende da inclusão das mulheres. Multiplicam-se iniciativas que se propõem a reduzir lacunas de gênero através do comércio, sendo certo que as políticas e práticas comerciais podem funcionar como importantes instrumentos nesse sentido, mas incerto se esse objetivo vem sendo atingido. Essa pesquisa parte do desconforto diante da incerteza de até que ponto as respostas que estão sendo oferecidas via Estado e via Mercado estão efetivamente respondendo aos desafios e lacunas de gênero, ou promovendo Genderwashing e gerando novos problemas. O termo Genderwashing foi cunhado em 2011 por Martha Burk, para transmitir o mesmo significado que Greenwashing evoca quando é usado para descrever ações de organizações que aparentam preocupação com sustentabilidade enquanto fazem pouco ou nada para realmente promover mudanças. Considerando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda de Sustentabilidade da ONU para 2030, com vistas a eliminar a desigualdade de gênero, Genderwashing está no caminho oposto, pois essas práticas mascaram a realidade da desigualdade de gênero, minam a seriedade do problema, desviam a responsabilidade, perpetuam estereótipos e obstáculos estruturais da sociedade patriarcal, não resultam em ações concretas e prejudicam a confiança do público. Ao final da pesquisa, foi possível observar que o fenômeno do Genderwashing ou Máscaras de gênero, bem como seus efeitos relacionados, provoca uma falsa impressão de progresso, o que é um perigoso placebo que além de não possibilitar a cura, atrasa o desenvolvimento de soluções efetivas e ainda pode causar efeitos colaterais indesejados, ao exemplo de barreiras comerciais que impedem o acesso de atores menos favorecidos ao comércio global. Em relação às estratégias de melhores práticas, destacam-se a abordagem interseccional e linguagem que a reflita; utilização lente de gênero (gender mainstreaming); representação feminina nas posições de tomada de decisão; endereçamento a centralização no Norte Global e a utilização dos espaços de cooperação como estratégia de poder; cooperação entre Estado e Mercado; e a Teoria da Regulação Responsiva. Fato é que quando uma resposta de gênero, seja via Estado ou Mercado, configura Genderwashing ou Máscara de Gênero, ela não beneficia nem as mulheres nem o comércio. Justifica-se, portanto, o interesse coletivo na eliminação dessas práticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RENATA VARGAS DO AMARAL - AUW
Externa à Instituição - MARINA AMARAL EGYDIO DE CARVALHO - PNUD
Externa à Instituição - LEONOR AUGUSTA GIOVINE CORDOVIL - FGV
Presidente - 1828282 - AMANDA ATHAYDE LINHARES MARTINS RIVERA
Notícia cadastrada em: 20/07/2023 10:29
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