Banca de DEFESA: Arthur de Oliveira D'Arede

DISCENTE : Arthur de Oliveira D'Arede
DATA : 21/12/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_Yjg1ZWFhMTYtMzg2MC00ZWE5LWFmMDYtMWUxODA1NWVkZ

EDUCAÇÃO JURÍDICA E APROXIMAÇÃO À PESQUISA: A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO ANO DE 2022 E AS METODOLOGIAS EMPREGADAS NAS MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO.

Metodologia. Pesquisa. Direito. TCC

A presente investigação tem como objetivo analisar o panorama da formação cientifica dos discentes do curso de direito da Universidade de Brasília por meio de uma pesquisa qualitativa\quantitativa acerca das metodologias apresentadas pelos discentes nas monografias apresentadas nos semestres 2021.1 e 2021.2. Assim, em um primeiro momento, investigaremos os impactos da regulamentação da educação jurídica na formação em pesquisa através desde suas inovações como a implantação da monografia, a partir da implementação da portaria 1.886/1994 do Ministério da Educação e as posteriores portarias CNE nº 9/2004 e a Resolução nº 5\2018 do Conselho Nacional de Educação em 2018. Em um segundo momento, procura-se contextualizar questões metodológicas sobre a pesquisa no direito, interseções e críticas sobre a pesquisa jurídica no país e implementação de dois projetos: o projeto Tuning para a formação de competências na pesquisa jurídica, a implantação do curso de direito da FGV e a importância da metodologia no ensino do direito. E por fim, em um terceiro momento, pretende-se apresentar uma análise de conteúdo, com desenho de viés quantitativo e qualitativo acerca das metodologias utilizadas pelas alunas e pelos alunos na realização dos trabalhos de conclusão de curso na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília no ano de 2022. Como resultados apresentamos um panorama de métodos utilizados pelos discentes da UnB em seus trabalhos de conclusão de curso em direito na UnB e suas inferências, além de sugestões a coordenação de pesquisa, como o incremento da formação de pesquisa na FD-UnB por meio de realização de oficinas e capacitações aos discentes, visando situar melhor o estudante com as metodologias possíveis na pesquisa jurídica, além da busca pela aplicação do projeto pedagógico já aprovado e a mudança na estrutura curricular do curso.

Interna - 1150035 - FERNANDA DE CARVALHO LAGE
Externa à Instituição - JHESSICA LUARA ALVES DE LIMA - UFC
Presidente - 1165218 - LOUSSIA PENHA MUSSE FELIX
Externa ao Programa - 2570211 - SUZANA BORGES VIEGAS DE LIMA - null