Banca de DEFESA: Antonio Jamerson Mendes da Rocha Cortes

DISCENTE : Antonio Jamerson Mendes da Rocha Cortes
DATA : 26/12/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup- join/19%3ameeting_M2JlYjM4MDYtNWQyYy00MWRjLTk2OGYtYzNlMWU4MTE0

"USO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO JURÍDICA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE APLICAÇÕES NOS ANOS DE 2017 A 2021"

Direito. Educação. Tecnologia. Aprendizagem.

O desenvolvimento de tecnologias digitais transformou, substancialmente, o modo como se faz educação. Hoje, porém, mais do que realizar um estudo de campo em alguma das universidades do Estado, percebe-se a necessidade de verificar, nas produções científicas, resultados de pesquisas relacionadas a aplicação prática de recursos tecnológicos no âmbito jurídico educacional brasileiro. Esse contexto, instigou o problema da pesquisa proposta: quais foram e de que forma pode-se caracterizar os resultados das pesquisas com aplicações de tecnologias digitais na educação jurídica brasileira durante os anos de 2017 e 2021? O objetivo geral é analisar as produções acerca de tecnologias digitais da informação no âmbito jurídico educacional, bem como quais foram seus resultados. Para dar conta desse objetivo, estabeleceu-se como objetivos específicos: compreender o contexto do advento da tecnologia na educação jurídica, que ensejou a formação da cultura digital e surgimento de ferramentas digitais de ensino; discutir as funcionalidades e aplicações das tecnologias da informação no ensino de Direito, explorando os princípios que fundamentam sua relevância e eficácia em processos de ensino; caracterizar, nas produções analisadas, quais fizeram aplicação prática de alguma tecnologia, bem como verificar, em suas conclusões, se de fato tal aplicação trouxe algum incremento de aprendizagem ou motivação. Ao analisar publicações que estudam o uso de tecnologias no universo jurídico, a pesquisa traz reflexões a respeito da contribuição destas inovações digitais para o processo de ensino-aprendizagem do campo jurídico, bem como de que forma pode-se utilizá-las para viabilizar o debate e resgate de reflexões inerentes ao cotidiano do aluno. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva do tipo bibliográfica (Gil, 2008; Vergara, 2005), que teve como fontes de investigação 36 dissertações e 1 tese. Para o tratamento e análise dos dados obtidos foi empregada a análise temática (Braun; Clarke, 2006). A pesquisa apresenta relevância social e acadêmica por prover reflexões acerca de novas estratégias de ensino, como o uso de tecnologias da informação, que se bem aplicadas, podem engendrar aprendizados imersivos e eficazes. Agregada a essa compreensão, soma-se a ponderação acerca de uma prática inovadora no âmbito da educação jurídica. Dentre os resultados encontrados, a pesquisa apontou que 72% dos pesquisadores que fizeram aplicação prática de tecnologias em sala de aula, após o emprego das ferramentas de análise, conseguiram confirmar por meio de seus resultados que as tecnologias da informação de fato geram motivação ou incrementam o aprendizado do discente. Cabe ressaltar, porém, que embora a maioria dos estudos tenham evidenciado a contribuição positiva das tecnologias da informação para o processo de ensino-aprendizagem, os pesquisadores demonstraram acreditar que a simples implementação de uma tecnologia, ainda que voltada ao âmbito educacional jurídico, não substitui, por si só, a metodologia de ensino aplicada pelo docente.

Interna - 1150035 - FERNANDA DE CARVALHO LAGE
Externa à Instituição - JHESSICA LUARA ALVES DE LIMA - UFC
Externo à Instituição - Jailson Alves Nogueira - UFERSA
Presidente - 1165218 - LOUSSIA PENHA MUSSE FELIX