Banca de DEFESA: Angela do Socorro Paiva Ferreira Martins

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Angela do Socorro Paiva Ferreira Martins
DATA : 27/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZGY2YjE4MmMtMGJhOS00NjM2LWI1NDktMjQ2YWFkMWM0M
TÍTULO:

"EDUCAÇÃO JUDICIAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROGRAMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO"


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Judicial, Gestão por Competências, Escolas judiciais, Escolas de Magistratura.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Esta dissertação se propõe ao estudo da Educação Judicial como ferramenta estratégica no Poder Judiciário. Tem como objetivo analisar como a Educação Judicial no Brasil tem contribuído para a implementação de programas de Gestão por Competências, modelo de gestão de pessoas contido no planejamento estratégico sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça. Para tanto, optou pela abordagem de pesquisa construtivista e interpretativista, entendendo-se a necessidade de correlação com os estudos teóricos e os achados empíricos, para uma análise crítica dos significados encontrados no desenvolvimento da investigação. Assim, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, desenvolvida a partir de técnicas indiretas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e exploratória documental, com uso de método dedutivo; e tendo como locusas escolas judiciais e de magistratura e os tribunais de justiça estaduais. Os resultados da pesquisa revelam que não só há um trabalho integrado entre as escolas judiciais e os setores de gestão de pessoas dos tribunais de justiça como é viável que as próprias escolas assumam a execução de programas de Gestão por Competências, auxiliando, portanto, diretamente no desenvolvimento organizacional. Destaca-se o reconhecimento da Educação Judicial como instrumento de desenvolvimento estratégico, contribuindo para o aumento da governança institucional e social. As implicações dessa descoberta transcende o âmbito acadêmico, reverberando nos tribunais e em suas escolas judiciais e de magistratura, onde a aplicação prática dessas competências pode traduzir-se em decisões mais acertadas e justas aos olhos da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1728968 - ENEA DE STUTZ E ALMEIDA
Externo à Instituição - Jailson Alves Nogueira - UFERSA
Presidente - 1165218 - LOUSSIA PENHA MUSSE FELIX
Interno - 1549538 - OTHON DE AZEVEDO LOPES
Notícia cadastrada em: 22/12/2023 15:41
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18_Prod.sigaa12