Banca de DEFESA: Angela do Socorro Paiva Ferreira Martins

DISCENTE : Angela do Socorro Paiva Ferreira Martins
DATA : 27/12/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZGY2YjE4MmMtMGJhOS00NjM2LWI1NDktMjQ2YWFkMWM0M

"EDUCAÇÃO JUDICIAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROGRAMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO"

Educação Judicial, Gestão por Competências, Escolas judiciais, Escolas de Magistratura.

Esta dissertação se propõe ao estudo da Educação Judicial como ferramenta estratégica no Poder Judiciário. Tem como objetivo analisar como a Educação Judicial no Brasil tem contribuído para a implementação de programas de Gestão por Competências, modelo de gestão de pessoas contido no planejamento estratégico sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça. Para tanto, optou pela abordagem de pesquisa construtivista e interpretativista, entendendo-se a necessidade de correlação com os estudos teóricos e os achados empíricos, para uma análise crítica dos significados encontrados no desenvolvimento da investigação. Assim, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, desenvolvida a partir de técnicas indiretas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e exploratória documental, com uso de método dedutivo; e tendo como locusas escolas judiciais e de magistratura e os tribunais de justiça estaduais. Os resultados da pesquisa revelam que não só há um trabalho integrado entre as escolas judiciais e os setores de gestão de pessoas dos tribunais de justiça como é viável que as próprias escolas assumam a execução de programas de Gestão por Competências, auxiliando, portanto, diretamente no desenvolvimento organizacional. Destaca-se o reconhecimento da Educação Judicial como instrumento de desenvolvimento estratégico, contribuindo para o aumento da governança institucional e social. As implicações dessa descoberta transcende o âmbito acadêmico, reverberando nos tribunais e em suas escolas judiciais e de magistratura, onde a aplicação prática dessas competências pode traduzir-se em decisões mais acertadas e justas aos olhos da sociedade.

Interna - 1728968 - ENEA DE STUTZ E ALMEIDA
Externo à Instituição - Jailson Alves Nogueira - UFERSA
Presidente - 1165218 - LOUSSIA PENHA MUSSE FELIX
Interno - 1549538 - OTHON DE AZEVEDO LOPES