Ponho-me em meu lugar? Mulheres negras pesquisadoras na intelectualidade acadêmica e no contexto de promoção das políticas afirmativas no ensino superior
Mulheres Negras Pesquisadoras; Mulheres Negras na Intelectualidade; Mulheres Negras na Ciência; Promoção de Políticas Afirmativas.
Ao longo da história deste país, mulheres negras e homens negros personalizam o verbolutar em suas vivências. Lutar pela liberdade de ser, estar e transformar a realidade deum povo atravessado pelos resquícios do colonialismo e do imperialismo. As açõesindividuais e coletivas do povo negro demarcam o compromisso político eepistemológico em defesa da promoção da equidade racial. O movimento de mulheresnegras e o movimento negro, como protagonistas desta história, vêm incessantementeevidenciando a importância da presença negra na intelectualidade, na produção doconhecimento e no ativismo. Partindo destas compreensões, apresento nesta pesquisa oseguinte problema: Como se estabelece a relação entre as trajetórias de mulheres negraspesquisadoras na intelectualidade, nas práticas formativas e na produção deconhecimento no contexto de promoção de Políticas Afirmativas no Ensino Superior?Objetiva-se analisar sociologicamente as trajetórias de mulheres negras pesquisadorasnos Programas de Pós-Graduação em Sociologia, Antropologia, História e Educação daUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal deMinas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de umainvestigação qualitativa, na qual os dados serão coletados por meio da realização deentrevistas semi-estruturadas com as interlocutoras colaboradoras autodeclaradas negrase optantes por ações afirmativas do mestrado e doutorado dos programas supracitados.As entrevistas abarcam as seguintes dimensões: (I) Acesso e permanência na graduaçãono contexto de Políticas Afirmativas (II) Construção da Identidade Racial (III) Ações ePolíticas Afirmativas na Pós-Graduação (IV) Intelectualidade, Produção deConhecimento e a Pesquisa (V) Caminhadas Futuras e ancestrais e a análise deconteúdo dos dados. Sendo assim, em conformidade com a problemática de pesquisa,pretende-se com os dados coletados também refletir como a presença de mulheresnegras na intelectualidade acadêmica causa rupturas necessárias para a produção doconhecimento.