Tem jeito para a segurança pública: a difusão do Novo Modelo de Gestão de Segurança Pública
Segurança Pública; Políticas Públicas; Difusão; Novo Modelo de Gestão de Segurança Pública; Políticas Públicas Baseadas em Evidências
Por anos a resposta dos governadores diante de uma crise de segurança pública, que perdura e acentua-se desde a década de 1970, mostrou-se ineficiente, focando suas ações no simplista aumento de policiamento. Contudo, a partir dos anos 2000, observa-se a implementação um conjunto de politicas públicas de segurança que rompe com essa lógica tradicional de enfretamento à criminalidade. Fundamentando suas ações no tripé: responsabilização, uso de indicadores e governança, essas políticas públicas inauguraram no Brasil Novo Modelo de Gestão de Segurança, revolucionando a gestão de segurança e trazendo resultados no combate à criminalidade nos estados adotantes.
Deste modo, dissertação tem como objetivo compreender como se deu o processo de difusão de políticas públicas de segurança que enquadram-se no Novo Modelo de Gestão de Segurança Pública dentre os estados de: Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo e Pará. Três medidas caracterizam esse conjunto de políticas públicas de segurança; criação de AISPs e RISPs; criação de sistemas de monitoramento e indicadores; criação de comitês gestores.