Banca de DEFESA: Yuri Santos de Brito

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Yuri Santos de Brito
DATA : 01/03/2024
LOCAL: Sala de Conferências da Antropologia, ICS-/UnB

A ARMADILHA DA ALMA BRANCA: prática docente em Faculdades de Direito da UnB, UFBA e USP diante das políticas de ação afirmativas.

Ações Afirmativas; Universidade; Direito; Cotas Raciais; Racismo

Essa pesquisa parte do acúmulo do debate acerca da questão racial no Brasil, em especial, no campo sociológico. Ela integra uma longa agenda de pesquisa acerca do papel dos docentes em relação às políticas afirmativas nas universidades públicas, em especial, nas instituições públicas de ensino de Direito. Esse trabalho, em específico, tem como objetivo investigar, numa perspectiva comparativa, as percepções, posições e comportamentos dos docentes de Direito de três instituições de diferentes regiões do país – UFBA, UnB e USP –, com diferentes históricos e com trajetos distintos de implementação das ações afirmativas. Para tanto, investigou-se a história das instituições através da literatura sobre elas e os relatos dos próprios docentes; levantaram-se, a partir da análise de perfis acadêmicos e profissionais e também de documentos oficiais das Faculdades, as características do corpo docente das instituições; construiu-se um roteiro de entrevistas semi- estruturadas, aplicadas a 29 docentes e, a partir de uma análise de conteúdo, se reconstruiu categorias analíticas acerca das questões estudadas utilizando os dados coletados pelas diferentes técnicas de pesquisa. A partir da categorização de posições sobre as ações afirmativas, percepções sobre seus beneficiários e comportamentos durante a prática docente, foi possível não apenas descrever e analisar estas, como também fazer uma reflexão de ordem teórica sobre as ações afirmativas, seus desafios de implementação, o papel da burocracia docente nos seus resultados e, de maneira mais ampla, sobre raça, racismo e mobilidade social no Brasil.

Externo ao Programa - 1863338 - EVANDRO CHARLES PIZA DUARTE - nullPresidente - 1276976 - JOAZE BERNARDINO COSTA
Externa à Instituição - MÁRCIA REGINA DE LIMA SILVA - USP
Externa à Instituição - PAULA CRISTINA DA SILVA BARRETO - UFBA
Interno - 1804106 - STEFAN FORNOS KLEIN