O que o Brasil será quando crescer? O imaginário acerca do desenvolvimento nacional no romance de formação brasileiro do século XX.
Bildungsroman, Bildung, Romance de formação, Desenvolvimento nacional
O seguinte trabalho tem como objetivo investigar como o romance de formação brasileiro (Bildungsroman)
participa da construção do imaginário sobre o desenvolvimento do Brasil em período de sua construção nacional. Para
tanto, é um pressuposto importante o de que a literatura absorveu, criou e compartilhou de símbolos que dão suporte à
reflexão sobre a modernidade brasileira em sua especificidade. O romance de formação é a trama/forma narrativa que
incumbiu-se de representar o desenvolvimento individual nos moldes civilizatórios da Europa ocidental, quando esta
elevou à categoria universal as formas de controle social modernas. Em face disso, investigaremos como a imaginação
literária e a imaginação sociológica operaram dentro dos limites de uma teleologia intrínseca a ideia da formação. Ambas
parecem se nutrir da ideia de que a cultura ou identidade de uma nação ou de individuo contêm um sentido interno,
originário, que determina sua evolução. Pretendemos investigar a hipótese de que o romance de formação enquanto forma
narrativa, por ter suas raízes numa concepção de tempo histórico nacional, tem incorporado em sua estrutura uma ideologia
do progresso. Ao que nos parece, nosso objeto requer uma investigação em duas frentes, a análise de material extraliterário
que permita situa-los num ambiente intelectual ideologicamente carregado, em meio a acontecimentos políticos que
mobilizavam a classe dos escritores, e a analise textual das obras, que são produtos da elaboração realizada por estes de
temas provindos do “real”. As obras analisadas serão: Através do Brasil, O ateneu, O ciclo da cana de açúcar, Macunaíma,
Amar verbo Transitivo, Perto do coração selvagem, A hora da estrela, Mundos Mortos, Quarup.