Entre o ensino de Sociologia e a educação das relações étnico-raciais: um estudo de narrativas.
Ensino de Sociologia; educação para as relações étnico-raciais; lei 10.639/2003; lei 11.645/2008
Essa dissertação explora a interseção entre o Ensino de Sociologia na educação básica e as práticas pedagógicas voltadas à educação para as relações étnico-raciais. A pesquisa investiga como professoras de Sociologia compreendem e implementam práticas antirracistas, considerando suas trajetórias educacionais e identidades raciais e de gênero. O trabalho inclui uma revisão histórica e teórica do Ensino de Sociologia no Brasil e os sentidos pedagógicos atribuídos à disciplina. Também, conta com um balanço da lei 10.639/2003, e sua complementar, a lei 11.645/2008, que obriga o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena. A pesquisa foi realizada com um grupo de professoras negras de Ensino de Sociologia, que, a partir das suas próprias narrativas acerca da trajetória formativa, profissional e os desafios em sala de aula, trilham caminhos de possibilidade para a superação dos obstáculos da aplicação de uma educação para as relações étnico-raciais. Por meio de entrevistas, a dissertação revela como suas experiências pessoais influenciam suas práticas pedagógicas. Essas práticas, embora enfrentem barreiras estruturais e institucionais, têm potencial transformador para o combate ao racismo e a valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas.