A representação do eu nos aplicativos de relacionamentos: um estudo de perfis do Tinder no Brasil
Representação do eu; Performance; Tinder; Neoliberalismo; empreendedorismo
Inspirada pela teoria da representação do eu de Erving Goffman, a presente dissertação tem como objetivo discutir como são construídas identidades performáticas no aplicativo de relacionamento Tinder, por meio da gestão de impressões específicas na busca de parceiros amorosos e/ou sexuais. A criação do perfil é pautada por uma manipulação estratégica na construção de si, devendo o usuário do aplicativo confiar nas pistas dadas, ao construir a imagem de acordo com o que acredita ser uma personalidade atraente. No perfil, a identidade é construída como forma de propaganda de si mesmo. Nesse sentido, os discursos narrativos e imagens revelam atributos culturalmente valorizados, bem como os signos que representam o amor e o sexo no contexto sócio-histórico específico da atualidade. A partir das concepções teóricas sobre a intersecção entre capitalismo, subjetividade e afetos, discute-se criticamente sobre como a apresentação do eu no Tinder reflete os ideais neoliberais de desempenho, empreendedorismo de si e positividade, caracterizando o que denominamos de “sujeito da performance”.