Autor negro, catálogo branco: a presença de autores negros no mercado literário brasileiro
Autores negros; mercado editorial; relações etino-raciais; branquitude;
O presente trabalho investiga a presença de autores negros no catálogo de 15 editoras, localizadas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, entre os anos de 2011 e 2021. Através de um levantamento quantitativo e da realização de entrevistas com quatro editores, de diferentes empresas, foi possível mapear as práticas, valores e comportamentos adotados no mercado editorial em relação a publicação de autores negros. As editoras foram agrupadas em pequeno, médio e grande porte, dado o número de autores em seu catálogo e o tempo de existência da empresa. A partir de quatro eixos de análise: identidade e gênero, ano de publicação, nacionalidade e gênero literário, foi possível cruzar os dados coletados para entender os múltiplos desafios enfrentados pelos autores negros com base em suas condições de vida, trabalho e origem. Esta investigação observa as recentes transformações vivenciadas pelo mercado literário, em meio as mobilizações sociais e aplicação das políticas públicas voltadas para população negra. A partir da perspectiva racial, discorre sobre a construção de um catálogo, o recorte e olhar editorial das editoras, bem como a dinâmica de curadoria e as redes estabelecidas pelas empresas e seus editores, para compreender justamente as nuances e impactos da raça na institucionalização das práticas da branquitude brasileira no mercado literário.