Banca de DEFESA: Natalino Guilherme de Souza

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Natalino Guilherme de Souza
DATA : 26/01/2024
LOCAL: https://join.skype.com/oewjwWBv8sBM

Dinâmica de sentido do trabalho docente nas escolas públicas: uma aproximação da Sociologia Clínica dos profissionais do Ensino Médio do DF.

Escola Pública; Trabalho Docente; Políticas Públicas Educacionais; Ensino Médio.

Na contemporaneidade, a instrução é uma atividade social fundamental que abrange e articula aspectos essenciais à vida coletiva. De fato, a centralidade da instrução faz-se notar com maior evidência em uma série de instituições voltadas ao ensino, cujo destaque se encontra sobretudo em instituições escolares. Na escola é onde se inicia e se desenvolve o processo de instrução, a partir de ritmos, movimentos e rotinas mais ou menos estáveis. Como qualquer outra instituição social, a escola padece injuções e condicionamentos do contexto socioeconômico e sociopolítico aos quais ela está vinculada, mormente por políticas públicas desenhadas e implementadas pelos poderes municipal, estadual ou federal. Por outro lado, a escola é igualmente o espaço dentro do qual inúmeros atores, com distintas atribuições, levam a cabo o seu trabalho. Ou seja, a escola se constitui como espaço de experiência em que se estabelece uma gama complexa de relações entre distintos profissionais, a fim de promover o processo de ensino/aprendizagem de crianças e jovens. Dentre esses profissionais, estão os professores. Sobre estes, pesa mais diretamente a tarefa de acompanhar os estudantes em sua formação e desenvolvimento, uma vez que é com os docentes que eles passam a maior parte do tempo escolar. Os estudantes são, portanto, o “objeto de trabalho” dos professores e por possuírem um caráter individual e social específicos, marcam a própria natureza do trabalho dos docentes. Por outro lado, as políticas públicas de educação para os distintos segmentos instauram uma série de normas e procedimentos que incidem diretamente sobre o trabalho dos professores, exigindo um alinhamento desses profissionais a novas lógicas que reestruturam a organização do seu trabalho e da forma de gestão administrativa das escolas. No caso do segmento do ensino médio, essas políticas refletem as contradições entre capital e trabalho que permeiam historicamente a própria sociedade brasileira. Mesmo as diretrizes da política para o Novo Ensino Médio (NEM), com sua proposta de diversificação curricular, não escapa ao dualismo educacional estrutural que separa as dimensões intelectuais e manuais segundo os lugares sociais dos sujeitos, dentro da moldura da enorme desigualdade social do país. A reforma deste segmento que, ainda em processo inacabado de implementação, já sofre alterações significativas, revela sobretudo o seu descompasso com a realidade das escolas públicas de ensino médio existentes. No Distrito Federal, o quadro não é diferente. Esta série de mudanças propostas pela nova política esbarra em condicionantes estruturais da escola e das condições de trabalho dos professores. É dentro dessas novas lógicas contraditórias que pressionam agora a instituição escolar que os profissionais docentes são desafiados a dar sentido à sua ação e se realizarem pessoal e profissionalmente. O que compõe, neste caso, o horizonte de expectativas dos professores do ensino médio das escolas do Distrito Federal? Como enfrentam as contradições e descompassos da escola, em uma sociedade marcada pela aceleração social e pelo risco constante de alienação no trabalho? Quais são os dispositivos de enfrentamento pessoal e coletivos que esses profissionais possuem para enfrentar este estado de coisas? Como tudo isso afeta a dinâmica de sentido do trabalho e da própria construção da historicidade dos sujeitos? Essas são as perguntas que esta pesquisa se propõe a responder.

Presidente - ***.333.461-** - CHRISTIANE GIRARD FERREIRA NUNES - UnB
Externa ao Programa - 1772318 - CHRISTIANE MACHADO COELHO - nullExterno à Instituição - PEDRO HENRIQUE ISAAC SILVA - IFB
Externo à Instituição - RICARDO SPÍNDOLA MARIZ
Interna - 2079994 - TANIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA