Organismos Internacionais e Sua Relação Com o Ensino Superior Brasileiro.
Ensino Superior; Organismos Internacionais; Globalização; Políticas Públicas
Esta dissertação trata da relevância que alguns organismos internacionais – Banco Mundial, OCDE e UNESCO – têm na produção de políticas públicas do Ensino Superior brasileiro. Dessa forma, busca-se analisar trabalhos científicos, eventos e ações dessas instituições e do Estado brasileiro para entender o papel desses organismos para as discussões do Ensino Superior brasileiro. Portanto, o objetivo desse trabalho é analisar quais aspectos do Ensino Superior brasileiro são privilegiados nos documentos, relatórios e ações dos organismos internacionais mencionados. Este trabalho é um estudo quantitativo e qualitativo de investigação, que se centra em três análises: a primeira de revisão bibliográfica e análise de ações importantes desses organismos no contexto mundial, a segunda de análise de publicações feitas por essas instituições entre 2000 e 2020 que se relacionam ao tema, e a terceira de análise de cinco ações do governo brasileiro e dessas organizações). Como resultados, percebeu-se que cada organismo tinha um papel diferente internacionalmente, mas que muitas vezes se complementavam. Os trabalhos desses organismos discutem uma variedade de assuntos, mas é importante ressaltar que eles debatem muitos eventos do ensino terciário brasileiro dos últimos anos. Por fim, conclui-se que existem processos de influência na relação do BM, OCDE e UNESCO com o ensino brasileiro, e que eles existem de acordo com cada interesse e perfil dos organismos, além de como os agentes públicos brasileiros aceitam, adaptam ou negam os valores e ações dessas instituições.