Banca de DEFESA: Victor Junqueira Luz

LOCAL: Sociologia

O Ensino Superior Chinês no Contexto da Globalização

Globalização; Educação; Ensino Superior; China

A presente dissertação de mestrado realizou uma análise das transformações no ensino superior chinês durante o período de 2000 a 2020, inserindo e analisando essas mudanças no contexto da globalização do ensino superior. Neste cenário, destaca-se a rápida expansão do sistema de ensino superior na China, que passou por uma transformação significativa adotando um modelo massificado no acesso ao ensino e elitizado, no acesso ao ensino de qualidade de padrão mundial. Desta forma, o presente trabalho realiza uma análise da ascensão de algumas universidades chinesas nos rankings globais de classificação internacional, indicando uma busca pelo destaque internacional por parte de algumas universidades selecionadas. Para tanto, a presente dissertação examina as políticas governamentais implementadas para impulsionar o ensino superior na China, com ênfase nos planos estratégicos 211 e 985. Diferenciando-se dos modelos adotados por países ocidentais, como por exemplo nos Estados Unidos e na Inglaterra, o governo chinês adotou uma abordagem "top-down", impondo políticas de cima para baixo e concentrando investimentos em um grupo selecionado de universidades. Essas instituições, conhecidas como C9, foram alvo de investimentos visando alcançar o status de universidades de padrão mundial, alinhando-se com modelos de sucesso em países ocidentais. O estudo conclui que a China foi capaz de incrementar sua produção bem como a classificação, nos rankings internacionais, de algumas de suas universidades selecionadas. Porém, conclui, também, que estas instituições não foram capazes de atingir o status de padrão mundial que almejavam, uma vez que ainda enfrentam o problema da falta de liberdade acadêmica, pressuposto de uma universidade de padrão mundial.

Presidente - 6404308 - CARLOS BENEDITO DE CAMPOS MARTINS
Interna - ***.629.831-** - FERNANDA ANTONIA DA FONSECA SOBRAL - NÃO INFORMADO
Interno - 1023668 - MARCELO PINHEIRO CIGALES
Externo à Instituição - RUBENS DE OLIVEIRA MARTINS - MEC