Banca de DEFESA: Mateus Paula Leite Paz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mateus Paula Leite Paz
DATA : 17/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/jcv-gpjh-fjr
TÍTULO:

Livros Didáticos de Sociologia e a Recontextualização Pedagógica no Ensino Médio Público do Distrito Federal


PALAVRAS-CHAVES:

PNLD; ensino de Sociologia; livros didáticos; Sociologia escolar; Distrito Federal.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

A presente pesquisa se debruça sobre o tema do ensino de Sociologia na Educação Básica, buscando compreender o processo de recontextualização do conhecimento sociológico presente nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e sua influência na prática docente de Sociologia no Ensino Médio Público do Distrito Federal. Esta investigação se fundamenta no conceito de “recontextualização pedagógica” proposto por Basil Bernstein, utilizado para entender como o conhecimento sociológico é adaptado e integrado ao ambiente escolar. O estudo é guiado por três objetivos específicos: (i) analisar a discussão acadêmica e científica sobre o ensino de Sociologia e os manuais didáticos no Brasil, fornecendo uma visão panorâmica das práticas e debates contemporâneos sobre o tema; (ii) elaborar um mapa das categorias, conceitos, temas e autores centrais ao ensino de Sociologia presentes nos livros do PNLD, identificando as principais abordagens e lacunas; (iii) investigar a maneira como o conhecimento sociológico recontextualizado pelos livros didáticos é apropriado pelos professores de Sociologia, examinando como esses materiais são utilizados na prática docente. A pesquisa revela que, embora os livros didáticos sejam amplamente utilizados e reconhecidos na cultura escolar, sua eficácia como ferramenta de ensino é condicionada pela percepção dos professores, que aderem (ou não) aos livros por suas capacidades de servirem como instrumentos estruturantes da prática de ensino-aprendizagem ou como apoio pedagógico secundário. A pesquisa demonstra que muitos professores rejeitaram as edições mais recentes (PNLD 2021) devido à sua abordagem transversal e interdisciplinar, que enfraquece as fronteiras entre as disciplinas. Em vez disso, os professores valorizam livros que oferecem conteúdos específicos e bem definidos, alinhados com as particularidades discursivas da Sociologia Escolar e que incluam temas, autores e conceitos relevantes das Ciências Sociais com os quais eles se identificam. Diante da autonomia dos professores o processo de recontextualização pedagógica não ocorre de maneira uniforme, mas sim de forma diversificada, adaptando-se às realidades e necessidades específicas de cada sala de aula. Isso faz com que os livros do PNLD, embora sejam materiais 'oficiais', atuem mais como ferramentas de apoio do que como guias definitivos da prática pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023668 - MARCELO PINHEIRO CIGALES
Interna - 2529076 - SAYONARA DE AMORIM GONCALVES LEAL
Externa à Instituição - ANA MARTINA BARON ENGERROFF - IFSC
Externo à Instituição - AMURABI PEREIRA DE OLIVIERA - UFSC
Notícia cadastrada em: 07/10/2024 18:21
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