O papel do pedagogo orientador educacional para a Educação em Direitos Humanos: Acolhimento, inclusão e permanência de estudantes LGBTQI+ em escolas públicas do Distrito Federal.
Pedagogo orientador educacional. Educação em e para os Direitos Humanos. Acolhimento. Inclusão. Permanência. Estudantes LGBTQI+. Escolas públicas.
Este estudo investiga o papel do pedagogo orientador educacional na promoção dos direitos humanos, com foco no acolhimento, inclusão e permanência de estudantes LGBTQIA+ em escolas públicas do Distrito Federal. Utilizando uma abordagem qualitativa e dialética, fundamentada na hermenêutica de profundidade, a pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas voltadas à inclusão, explorando como esses profissionais enfrentam os desafios relacionados à evasão escolar e ao combate à LGBTIfobia. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais para examinar criticamente as dinâmicas presentes nas escolas, incluindo o currículo oculto que influencia as experiências dos estudantes LGBTQIA+. A pesquisa visa fornecer uma análise profunda das contradições e avanços nas práticas de inclusão, contribuindo para a formulação de políticas educacionais mais inclusivas e equitativas.