Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMILLY VALADARES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMILLY VALADARES SOARES
DATA : 01/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E O ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: O PROJETO PERPETUAR NO QUILOMBO OXALÁ DE JACUNDAY, TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE JAMBUAÇU, MOJU-PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Democratização do ensino; Educação Escolar Quilombola; Tecnologias ancestrais; Quilombola; Projeto Perpetuar.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

O presente projeto discorre sobre a realidade da educação no Quilombo Oxalá de Jacunday, Território Quilombola de Jambuaçu, em Moju-Pará e apresenta as tecnologias ancestrais quilombolas como caminho para o aquilombamento da educação. Busca verificar se o Projeto Perpetuar tem potencializado a democratização do ensino e o acesso à educação escolar quilombola no Quilombo Oxalá de Jacunday, Território de Jambuaçu, Moju-Pará, através da horizontalidade e circularidade de saberes e fazeres, no sentido de contribuir para garantir aos quilombolas o direito humano fundamental à educação. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e se pretende exploratória, considerando que se propõe analisar as mobilizações subjetivas, culturais, identitárias, sociais e ancestrais envolvidas no processo de construção da atuação do Projeto Perpetuar junto aos quilombolas de Jacunday. A partir da narrativa da pesquisadora, também quilombola, e da comunidade, este trabalho estabelece um diálogo com autoras e autores negros, quilombolas e contracoloniais para confluir estratégias educativas emancipatórias e contextualizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3466984 - DEBORAH SILVA SANTOS - nullExterna à Instituição - GIVANIA MARIA DA SILVA - OUTROS
Presidente - 2558243 - RENISIA CRISTINA GARCIA FILICE
Interno - 2290568 - WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 15:54
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