O significado do racismo na forma, formação e práticas da Polícia Militar do Distrito Federal: Um estudo crítico do discurso de formação da Polícia Militar do Distrito Federal durante e depois do Governo Bolsonaro.
Formação, Saber Prático, Discurso Autoritário, Polícia Militar, Policiamento Racista.
Trata-se de um projeto de tese que busca, a partir de uma abordagem dialética e crítica, analisar como são estruturados os processos institucionais de formação inicial e continuada e os meios de atualização dos conhecimentos disponíveis da polícia militar no Distrito Federal durante e depois do Governo Bolsonaro (saber formal); como os atores policiais (praças e oficiais) frequentemente adotam e transmitem os conhecimentos adquiridos no cotidiano, o chamado “saber prático”; e, qual a relação desses saberes (formal e prático) com a construção do discurso autoritário de uma polícia repressiva baseada na noção de força para resguardar a segurança pública. A partir da análise crítica do discurso e análise crítica de documentos, identificar como essa formação e o saber prático dos atores policiais (praças e oficiais) dá forma a um policiamento racista que propicia atitudes de violência principalmente contra os Direitos Humanos de pessoas negras e periféricas na cotidiana atividade policial ostensiva militar no DF, na tentativa de avaliar alternativas para o enfrentamento da formação discriminatória e racista da atividade policial ostensiva, além da possibilidade de rompimento do paradigma autoritário neocolonial de segurança pública presente desde a ditadura civil-militar brasileira, que discrimina, segrega e mata pessoas negras e periféricas na conjuntura da colonialidade brasileira.