Palavras-chave: Creativivência, O Direito Achado Na Rua, a/r/tografia, artes visuais, medidas socioeducativas.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino das artes visuais em unidades de socioeducativas de semiliberdade no Distrito Federal pode sensibilizar adolescentes autor de ato infracional, fortalecendo sua conexão com a cultura visual, os direitos humanos e fomentando processos emancipatórios. O estudo busca compreender como o acesso às artes visuais pode proporcionar vivências significativas, promover uma reflexão crítica sobre os direitos humanos e especialmente considerando a luta pelo direito à arte e à cultura. Dentro deste contexto, a teoria de O Direito Achado Na Rua ratifica a luta por direitos fundamentais, destacando a busca por autonomia e emancipação tendo como um dos instrumentos a arte. Além disso, a pesquisa visa contribuir para formação de profissionais das artes visuais incitando novas propostas pedagógicas nas licenciaturas de artes visuais para atuação no campo da arte educação no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. A a/r/tografia, Pesquisa Baseada em Arte integra metodologia qualitativa e busca influenciar e transformar as experiências dos participantes junto à ideia de “criativivência”, inspirada na noção de "escrevivência" de Conceição Evaristo, reflete a união entre criação e vivência cotidiana, ressaltando o potencial da arte educação na construção de um processo emancipatório e na luta pelos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. Esse projeto de pesquisa utilizou a inteligência artificial para a melhoria de textos.