Banca de DEFESA: ALDEISA SANTOS DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDEISA SANTOS DE CARVALHO
DATA : 10/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Teams
TÍTULO:

A INADEQUAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES DA EJA PELA GARANTIA DO DIREITO À APRENDIZAGEM.


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem; Direitos Humanos; EJA; Emancipação; Escola Pública.


PÁGINAS: 146
RESUMO:
O estudo investiga como a inadequação da escola pública compromete a garantia do direito à aprendizagem e cidadania dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal e como esses desafios contribuem para a evasão escolar das pessoas mais marginalizadas. Além disso, examina as contradições no contexto escolar, especialmente o desafio dos professores em lidar com a aprendizagem e cidadania, tanto própria quanto dos estudantes. A pesquisa é qualitativa e dialética, utilizando a hermenêutica de profundidade para análise dos dados. Foi realizada em uma escola pública no Riacho Fundo II, periferia de Brasília, no DF, com coleta de dados entre os estudantes por meio de observação participante, entrevistas em profundidade e encontros coletivos. Os resultados evidenciam diversos fatores que agravam a problemática da aprendizagem e cidadania na escola pública, como relações de poder, políticas educacionais inadequadas para a EJA, falta de material didático adequado, capacitação insuficiente de professores/as e a dificuldade destes em lidar com a aprendizagem e cidadania dos estudantes, quando sua própria situação nesses aspectos está comprometida. O estudo aponta que o Distrito Federal falha na oferta de uma educação de qualidade para a EJA, privilegiando uma aprendizagem mecânica em detrimento do pensamento crítico e autônomo, com profissionais desmotivados e condições precárias de trabalho. Propõe-se soluções para fortalecer uma escola capaz de educar cidadãos emancipados, destacando a importância da mobilização coletiva pela educação pública de qualidade e valorização dos professores nesse processo. Como base teórica, buscou-se autores renomados nos campos dos direitos humanos e da educação, tais como Paulo Freire, Pedro Demo, Arroyo, Gadotti, Di Pierro, Haddad entre outros. A pesquisa evidencia que a promoção da educação pública de qualidade para a Educação de Jovens e Adultos é essencial para fortalecer a democracia e construir uma sociedade mais justa, assegurando a todos/as o direito à aprendizagem conforme preconizado pela legislação.
 

MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1193040 - ELEN CRISTINA GERALDES
Externo à Instituição - Juscelino da Silva Sant' Ana - SEEDF
Interno - ***.083.417-** - PEDRO DEMO - USS
Interna - 1821597 - VANESSA MARIA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 12:17
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