A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E O ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: O PROJETO PERPETUAR NO QUILOMBO OXALÁ DE JACUNDAY, TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE JAMBUAÇU, MOJU-PARÁ
Democratização do ensino; Educação Escolar Quilombola; Tecnologias ancestrais; Quilombola; Projeto Perpetuar.
O presente projeto discorre sobre a realidade da educação no Quilombo Oxalá de Jacunday, Território Quilombola de Jambuaçu, em Moju-Pará e apresenta as tecnologias ancestrais quilombolas como caminho para o aquilombamento da educação. Busca verificar se o Projeto Perpetuar tem potencializado a democratização do ensino e o acesso à educação escolar quilombola no Quilombo Oxalá de Jacunday, Território de Jambuaçu, Moju-Pará, através da horizontalidade e circularidade de saberes e fazeres, no sentido de contribuir para garantir aos quilombolas o direito humano fundamental à educação. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e se pretende exploratória, considerando que se propõe analisar as mobilizações subjetivas, culturais, identitárias, sociais e ancestrais envolvidas no processo de construção da atuação do Projeto Perpetuar junto aos quilombolas de Jacunday. A partir da narrativa da pesquisadora, também quilombola, e da comunidade, este trabalho estabelece um diálogo com autoras e autores negros, quilombolas e contracoloniais para confluir estratégias educativas emancipatórias e contextualizadas.