Direitos Humanos e as Licenciaturas do Instituto Federal de Brasília: Perspectivas para uma Educação Emancipatória
Palavras-chave: Educação emancipatória; Direitos Humanos; Educação Profissional e Tecnológica; Transformação social; Práticas Educativas; Formação Docente.
O presente projeto de tese tem como objetivo investigar como os docentes das licenciaturas do Instituto Federal de Brasília (IFB) percebem as dinâmicas reprodutivas e emancipatórias da educação e, em que medida, suas práticas pedagógicas formam professores capazes de atuar de forma crítica, autoral e alinhada à promoção dos direitos humanos. A criação dos Institutos Federais, em 2008, representou uma reconfiguração da educação pública brasileira, com a promessa de inclusão social e inovação pedagógica. No entanto, ainda é necessário compreender como essa proposta educacional, especialmente no contexto das licenciaturas, está alinhada com os princípios de uma educação transformadora e emancipatória. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual serão realizadas entrevistas de profundidade com um grupo de docentes de três cursos de licenciatura da instituição, quais sejam: Licenciatura em Dança do Campus Brasília, Licenciatura em matemática do campus Estrutural e Licenciatura em Pedagogia do Campus São Sebastião. Através dessas entrevistas, pretende-se compreender como os formadores percebem a escola e suas práticas pedagógicas. Analisar se, ou até que ponto, os cursos de licenciatura do IFB formam professores que possam atuar como agentes de mudança, num cenário marcado por desigualdades educacionais e sociais, pode revelar se os futuros professores estão sendo preparados para atuar como mediadores da aprendizagem ou, ao contrário, para reproduzir o instrucionismo. Com essa análise, o projeto pretende enriquecer o debate sobre o papel da formação docente ofertada na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na institucionalização e implantação de direitos humanos e no fortalecimento de uma educação pública emancipatória.