Banca de DEFESA: Luciana Nogueira da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Nogueira da Silva
DATA : 20/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:
PARA ALÉM DA INSTRUÇÃO: POR UMA ALFABETIZAÇÃO AUTORAL QUE ROMPA COM A ALFABETIZAÇÃO DOMESTICADORA NA GARANTIA DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
 

PALAVRAS-CHAVES:
Direitos Humanos; Alfabetização; Autoria; Escrita, e; Direito Humano à Educação.
 

PÁGINAS: 315
RESUMO:
A referida Tese de doutorado tem como objetivo analisar as especificidades de uma Alfabetização Domesticadora que, em contraposição a uma Alfabetização Autoral, pouco contribui para a autoria do aluno e compromete o seu desenvolvimento educacional e a garantia do direito à educação no escopo dos Direitos Humanos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, fez-se necessário construir duas categorias importantes de análise, a partir da pesquisa bibliográfica: Alfabetização Autoral embasada da teoria da autoria de Pedro Demo (2015), e; Alfabetização Domesticadora fundamentada na teoria da docilização e controle dos corpos de Michel Foucault (1999). O referencial metodológico apresentou como abordagem, a pesquisa qualitativa e como técnicas e métodos, a: pesquisa bibliográfica; análise documental; pesquisa participante; observação participante; entrevista aberta. O campo de pesquisa é composto por nove turmas de três escolas da rede municipal de educação de Campos Belos – Goiás, de modo a identificar e entender as práticas que se aproximam e se distanciam da perspectiva autoral. Os achados desta pesquisa levam ao entendimento que a Alfabetização Autoral não centra suas aulas em textos cartilhescos, abomina a cópia e a reprodução de modelos. Ao invés disso, estimula a criação, a autoria e a reconstrução do conhecimento e traz para o conteúdo dos textos temas relacionados à inclusão do pobre, o combate ao racismo, o enfrentamento à desigualdade de gênero e demais temas inerentes ao Direitos Humanos. Além disso, por ser autoral na forma e no conteúdo, considera prioritário o direito de aprender de todas as crianças, de modo a garantir condições reais para que elas possam se desenvolver e participar no mundo por meio da escrita autoral.
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.083.417-** - PEDRO DEMO - UnB
Interna - 1193040 - ELEN CRISTINA GERALDES
Interno - 718307 - WELLINGTON LOURENCO DE ALMEIDA
Externa à Instituição - ADRIANA DEMITE STEPHANI - UFT
Externo à Instituição - RICARDO SPÍNDOLA MARIZ - UMBRASIL
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 13:53
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