Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR GABRIEL RODRIGUES VIANA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR GABRIEL RODRIGUES VIANA DE OLIVEIRA
DATA : 03/11/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A formação do policial militar no Distrito Federal: a prevenção como vetor para a efetivação dos Direitos Humanos


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Direitos Humanos, Habitus policial militar, Educação autoral, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A pesquisa analisa criticamente os processos formativos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), com foco no descompasso entre o discurso institucional de prevenção e direitos humanos e a prática predominantemente repressiva nos cursos de formação e capacitação. Fundamentado nas obras de Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Pedro Demo, o trabalho investiga como o habitus policial, o ethos castrense e o currículo oculto moldam disposições e racionalidades que dificultam a centralidade da prevenção como eixo pedagógico. A investigação se apoia na escuta de policiais militares, docentes e discentes da PMDF por meio de entrevistas em profundidade, buscando captar suas percepções sobre a formação profissional, os direitos humanos e as práticas operacionais. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos formativos do policial militar no Distrito Federal sob os prismas da missão preventiva e da educação em e para os direitos humanos. Para tanto, busca-se: (a) apresentar as concepções e os pressupostos que fundamentam a atividade policial militar no Distrito Federal; (b) examinar as políticas, os planos, os programas e os projetos educacionais na PMDF no tocante à capacitação dos profissionais; (c) analisar a educação e as racionalidades que fundamentam o ensino e a vocação militar, tendo como enfoque a formação profissional; (d) retratar a educação em direitos humanos na PMDF, tendo em vista seu papel crítico-transformador nas diretivas institucionais, em especial no afastamento da cultura de violência e repressão, bem como na promoção de uma constante atualização dos procedimentos policiais; e (e) demonstrar a aplicabilidade de pedagogias ativas e de perspectivas autorais no aprendizado de temas com o condão crítico na formação policial militar, colocando o profissional no protagonismo da própria capacitação e também como sujeito de direitos humanos. O projeto visa contribuir com alternativas pedagógicas que fortaleçam a função constitucional da polícia na mediação de conflitos, na proximidade comunitária e na defesa do Estado Democrático de Direito.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1958098 - ERICA QUINAGLIA SILVA
Externa à Instituição - Luciana Nogueira da Silva - UEG
Presidente - ***.083.417-** - PEDRO DEMO - UnB
Externo à Instituição - RICARDO SPÍNDOLA MARIZ - UMBRASIL
Interna - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO
Notícia cadastrada em: 26/09/2025 12:12
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app09.sigaa09