ARTEFATOS, TECNOLOGIA E VIRTUALIDADE
Artefatos, tecnologia, virtualidade
A tese propõe uma investigação da ideia de tecnologia em três distintos eixos: artefatos, técnica e humanidade, propondo uma conceitualização materialista da ideia. Tomam-se os artefatos como ponto de partida buscando suprir uma carência nas abordagens usuais de técnica e tecnologia, que normalmente desconsideram o aspecto físico dos objetos que compõem esse domínio da existência humana. A partir de uma teoria mínima dos artefatos, a tese passa a modelar uma ideia de tecnologia num formato emergentista, entendendo que técnica é um domínio de virtualidade que emerge do domínio do artefato, apresentando uma abordagem cosmotécnica que propõe levar em consideração os aspectos cosmológicos e morais vinculados ao domínio técnico. Por fim, partindo da ideia emergente de tecnologia, propõe-se a investigação de como a existência humana está vinculada e é afetada nas suas mais diversas instâncias pelo aspecto técnico, apresentando uma construção especulativa sobre desdobramentos futuros desse vínculo e interação.