Teleologia e antropocentrismo na filosofia da natureza de Aristóteles
Aristóteles, teleologia, antropocentrismo, causa
A noção de teleologia é central para o entendimento da filosofia da natureza de Aristóteles. Processos naturais são, para ele, orientados para um fim: eles têm sempre
um em vista de que. A passagem da Política I 8 (1256b15-22) é frequentemente citada
como indício de que a natureza desta orientação teleológica é antropocêntrica: o fim das plantas seria a alimentação dos animais e o fim dos animais não humanos seria a alimentação e os serviços que podem prover aos seres humanos. Procuro, nesta dissertação, mostrar que a noção de teleologia em Aristóteles é mais nuançada e sofisticada do que a leitura apressada desta passagem específica poderia indicar. Argumento que (i) a noção de causa deve ser entendida levando em conta não apenas o conceito moderno de causação, mas também seu contexto explicativo; e que (ii) a noção de fim ou causa em vista de que tem, para Aristóteles, duas acepções: a de objetivo e a de beneficiário.