Banca de DEFESA: Sergio de Brito Yanagui

DISCENTE : Sergio de Brito Yanagui
DATA : 09/09/2022
LOCAL: A DISTÂNCIA

DADIALÉTICA DO ESCLARECIMENTOÀTEORIA DO AGIR COMUNICATIVO: Reflexões sobre a Formação do Pensamento de Habermas

Dialética do Esclarecimento,Teoria do Agir Comunicativo,
Adorno, Horkheimer, Habermas.

YANAGUI, Sérgio de Brito. Da Dialética do Esclarecimento à Teoria do Agir Comunicativo. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) Programa de Pós- Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília. Brasília, 2022.O presente trabalho tem como objetivo principalcorrelacionar duas grandes obras da história da filosofia contemporânea: Dialética do Esclarecimento(1947), de Theodor Adorno e Max Horkheimer;eTeoria do Agir Comunicativo(1981),de Jürgen Habermas. Apesar de abordarem um enorme complexo de temas e questões multidisciplinares, essas duas obras estão conectadas pelo problema da razão e suas implicações na sociedade contemporânea. Nesse sentido, aTeoria do Agir Comunicativo pode ser lida como uma alternativa à aporia a que se lançou a Dialética do Esclarecimento.Esse vai ser o fio condutor desta dissertação, que está dividida em duas partes. A primeira parte (Capítulo 1) realiza uma breve contextualização histórica da Dialética do Esclarecimentona tradição da Teoria Crítica,ao descrever aevolução do programa de pesquisa doInstituto para Pesquisa Social de  Frankfurt, do qual Adorno e Horkheimer eram integrantes.Em seguida,esta dissertaçãoinvestigaalgumas das principais questões que surgem a partirdo principal objeto da obra, referente àquestão da autodestruição da razão e do seu caráter aporético.Tais questões são esclarecidascom umabreve exposição da maneira pela qualadialética do esclarecimentose realizou historicamente, desde os primórdios da  humanidade até sua forma mais recente com o surgimento da indústria cultural. Ao final dessa primeira parte, é feita uma síntese da interpretação habermasiana da Dialética do Esclarecimento, bem comodesua famosa acusação de que seus autores incorreriam em uma contradição performativa,o que tornaria necessário formular uma alternativaà aporia a que sechegaramAdorno e Horkheimer.
A segunda parte (Capítulo 2) explora o modelo crítico
alternativo desenvolvido na obraTeoria do Agir Comunicativo, com base em três premissas principais: a Pragmática Formal;aTeoria da Evolução Social; e os conceitos deSistemas e Mundo da Vida. Essas três premissas vão estruturar, ainda que com pesos diferentes entre si, a ideia central da Teoria do Agir Comunicativo, a saber,arazão comunicativa.Com isso, é discutido como o conceito derazão comunicativa podeser entendido como alternativa à aporiada Dialética do Esclarecimento.Além disso, são apresentadas algumasdascríticasfeitas ao projeto teórico deHabermas, notadamente aquelas feitas porAxel Honneth, Nancy Fraser, Amy AlleneIstván Mészáros.Ao final, é feita uma avaliação do modo pelo qual a Dialética do Esclarecimento poderia responder às críticas de Habermas e se sustentar diante da Teoria do Agir Comunicativo.

Interno - 1866410 - ANDRE LUIS MUNIZ GARCIA
Presidente - 1670632 - ERICK CALHEIROS DE LIMA
Externo à Instituição - FILIPE AUGUSTO BARRETO CAMPELLO DE MELO - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 18:47