ALTERIDADE E TÉCNICA: UMA INVESTIGAÇÃO HERMENÊUTICA SOBRE OS IMPACTOS DA COMUNICAÇÃO DIGITAL NO DIÁLOGO
Alteridade. Comunicação Digital. Gadamer. Hermenêutica. Técnica.
Esta tese visa investigar os impactos da comunicação digital no diálogo (sentido amplo), a partir da articulação entre o pensamento hermenêutico de Gadamer e a comunicação digital, o que instaurou uma nova configuração. A fim de utilizar não só a hermenêutica, mas também, mais amplamente, o pensamento gadameriano como perspectiva de análise, o conceito de diálogo foi escolhido como chave interpretativa para a exposição de seu pensamento, em razão de seu poder explicativo e o de conferir unidade ao pensamento gadameriano, que tem como pressuposto a atualização da unidade platônica entre o bem, o belo e a verdade. Ademais, o próprio Gadamer no texto “Da incapacidade para o diálogo” (1972) afirma que o diálogo deveria ser compreendido de maneira mais ampla. Trata-se da experiência concreta e linguística não só do pensamento, considerado o diálogo da alma consigo mesma, mas também da linguagem como medium, uma vez que Gadamer a equipara ao conceito de diálogo. A linguagem só ocorre no diálogo (VMII: p. 207). Por isso, sublinho, desde já, as principais características do diálogo: é um movimento dialético com alteridade, que tem o conceito de jogo como estrutura e como forma de acesso ao domínio ontológico. Note-se, ainda, que o diálogo também se relaciona com a estrutura da experiência da verdade, na medida em que a alteridade colocada em jogo, pode se manifestar de muitas maneiras: como pessoa, texto, arte, natureza, a ideia de Deus, etc. A reflexão sobre o diálogo acarretará o fato de que podemos reconhecer no diálogo os aspectos ético, epistemológico, e estético (arte). O ético relaciona-se à necessidade da alteridade e, assim, ao conceito de bem. O aspecto epistemológico se refere à possibilidade de acesso à verdade por meio da relação entre palavra e ser. Por fim, o aspecto estético (arte) se relaciona com o fato de ser a beleza considerada a forma de manifestação do bem (aspecto ético). Neste sentido, um diálogo belo é a possibilidade de compreensão comum (“fusão de horizontes”) e, portanto, no estabelecimento da amizade, da solidariedade e na formação de um senso comunitário. Tendo em vista esta forma de interpretar e organizar a filosofia gadameriana, esta tese pretende responder à pergunta: quais são os impactos da comunicação digital em cada um destes aspectos do diálogo? Embora a filosofia gadameriana não seja conhecida por sua agenda política, Gadamer é um crítico político e social da técnica moderna - daí a necessidade das “considerações propedêuticas”1 da tese. Assim, esta investigação estende e aprofunda a reflexão sobre os impactos da tecnologia no modo de vida humano, já delineados por Gadamer, mas desta vez centrada na comunicação digital. A reflexão sobre a comunicação digital, objeto de análise da filosofia gadameriana será baseada no pensamento contemporâneo de um conjunto de autores, dentre os quais destaco Byung-Chul Han, que reflete especificamente sobre a comunicação digital e nos impactos na organização e da (auto)compreensão da vida humana; Walter Benjamin, em sua investigação sobre a reprodutibilidade técnica da obra de arte; a pesquisadora da neurociência Maryanne Wolf, a filósofa e pesquisadora da psicologia social Shoshana Zuboff, Jaron Lanier, Nicholas Carr, Lee McIntyre, Eli Pariser, Norval Baitello Jr., dentre outros pesquisadores contemporâneos, de diversas áreas do conhecimento, que estão a investigar como a comunicação digital tem nos transformado. Para alcançar o objetivo geral aqui proposto, a tese é organizada em três capítulos, que correspondem a seus objetivos específicos: “O bem: os impactos da comunicação digital no aspecto ético do diálogo”; “A verdade: os impactos do digital no aspecto epistemológico do diálogo” e, por fim, “O belo: os impactos da comunicação digital no aspecto estético do diálogo.