Entre a Basileia e o Principado: Um estudo comparado de Pro Marcello, de Cícero, e De Clementia, de Sêneca, a partir do contexto político de sua produção e da comparação com a tradição helenística peri basileias
Período helenístico; Monarquias helenísticas; Tratados helenísticos sobre monarquia; Poder carismático; República romana; Principado romano; Cícero; Sêneca.
Esta pesquisa propõe um estudo acerca da tradição helenística de tratados sobre a monarquia (peri basileias) e sua comparação com trabalhos selecionados de Cícero e Sêneca, circunscritos ao período de transição entre a república e o principado. Espera-se demonstrar que esses trabalhos, Pro Marcello e De Clementia, respectivamente, foram influenciados pela tradição literária peri basileias a partir da imposição de uma nova realidade monárquica de tipo carismático nos dois contextos: o período helenístico e o principado romano. Para melhor compreensão dos tratados do gênero peri basileias como tipicamente helenísticos, lança-se mão da análise de textos inseridos em uma grande tradição monocratológica grega e também de fragmentos de tratados tardios preservados na Antologia de Estobeu. Esses fragmentos são atribuídos a Ecfanto, Diotógenes e Estênidas, e devem ser contemplados nesta pesquisa por causa da sua extensão, da unidade que apresentam a partir do horizonte metafísico de sua filosofia política e de sua apresentação como tratados sobre a monarquia. Estabelece-se, assim, como objetivo, a análise das obras específicas de Cícero e Sêneca à luz do contexto em que se inserem e do pensamento helenístico que as caracteriza.