Banca de DEFESA: Alberto de Oliveira Ribeiro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alberto de Oliveira Ribeiro
DATA : 17/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZTBiODQ0MDktNmFlZC00ZDIxLTk5NDAtZTI2ODIxOWJmN
TÍTULO:

BIOPOLÍTICA EM HARDT E NEGRI COMO PARÂMETRO INTERPRETATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO E INFLUÊNCIAS NO ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Filosofia; novo ensino médio; BNCC (Base Nacional Comum Curricular); reforma educacional; biopolítica


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Este trabalho analisará a reforma educacional brasileira introduzida pela Lei nº 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu o "novo ensino médio" tendo como referencial o pensamento de Hardt e Negri. A reforma impacta a estrutura curricular, incluindo a abordagem de disciplinas como Filosofia, ao passo que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), instituída pela mesma lei, reorganiza os currículos e pulveriza os conteúdos de Filosofia e Sociologia em várias disciplinas, sem um componente curricular próprio. Neste sentido, estudos indicam que a Lei nº 13.415/2017 pode levar à exclusão gradual da Filosofia no ensino médio. Dito isso, nossos objetivos específicos incluem caracterizar os diferentes aspectos da biopolítica segundo Hardt e Negri, identificar as principais reformas do novo ensino médio relativas ao ensino de Filosofia e interpretar essas reformas à luz da biopolítica. Já a justificativa para esta pesquisa reside na relevância do conceito de biopolítica para entender as relações de poder na sociedade contemporânea, especialmente no contexto educacional brasileiro. A interdisciplinaridade entre biopolítica, educação e filosofia oferece uma perspectiva ampla e complexa das dinâmicas de poder na educação. Finalmente, a metodologia adotada é qualitativa, utilizando uma revisão bibliográfica para tecer uma análise crítica das políticas educacionais e da BNCC, revelando as tensões entre controle e liberdade no processo educativo e destacando a importância da filosofia na promoção do pensamento crítico e autônomo. Sendo assim, em suma, esta pesquisa pretende analisar o "novo ensino médio" e suas implicações para o ensino de Filosofia no Brasil sob a perspectiva da biopolítica, a fim de relacionar esse conceito ao contexto educacional brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULO SÉRGIO GOMES SOARES - UFT
Externo à Instituição - CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO - UFS
Presidente - 1716169 - PEDRO ERGNALDO GONTIJO
Interno - 2290568 - WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 10:52
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app09.sigaa09