O LUGAR DOS JOGOS NA FILOSOFIA E NA EDUCAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA INTERATIVA PARA PROMOVER O TRABALHO INTELECTUAL DE MULHERES
Filosofia, Mulheres, Jogos, Ensino.
O objetivo desta pesquisa é analisar o conceito de jogo na filosofia e na educação, bem como desenvolver um jogo que dê visibilidade ao trabalho de mulheres intelectuais em diferentes áreas do conhecimento, particularmente na filosofia. Busca-se, assim, reivindicar o lugar dessas mulheres no cânone filosófico e nos currículos escolares da educação básica. Para atingir esse objetivo, propõe-se o uso de jogos como recursos didáticos no ensino da filosofia, a fim de tornar a apresentação da produção literária feminina mais dinâmica e acessível. A pesquisa visa, ainda, democratizar o acesso ao conhecimento por meio de jogos e contribuir para reflexões sobre as metodologias aplicadas ao ensino da filosofia, abordando o uso de jogos como mecanismo de educação e o silenciamento do trabalho intelectual das mulheres. A metodologia adotada compreende uma revisão bibliográfica de obras que abordam o jogo como conceito filosófico e como ferramenta para o ensino, além de obras de mulheres intelectuais na filosofia e outras áreas do conhecimento. Espera-se contribuir para uma educação mais inclusiva e diversa, proporcionando materiais de ensino que valorizem o papel das mulheres na história do pensamento e incentivem o acesso ao conhecimento de forma democrática e participativa. Os jogos podem ser recursos eficazes para a promoção da igualdade de gênero e da inclusão no âmbito da educação, favorecendo a reflexão crítica sobre a história da filosofia e o papel das mulheres no desenvolvimento do pensamento humano.