BIOPOLÍTICA EM HARDT E NEGRI COMO PARÂMETRO INTERPRETATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO E INFLUÊNCIAS NO ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL
Filosofia; novo ensino médio; BNCC (Base Nacional Comum Curricular); reforma educacional; biopolítica
Este trabalho analisará a reforma educacional brasileira introduzida pela Lei nº 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu o "novo ensino médio" tendo como referencial o pensamento de Hardt e Negri. A reforma impacta a estrutura curricular, incluindo a abordagem de disciplinas como Filosofia, ao passo que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), instituída pela mesma lei, reorganiza os currículos e pulveriza os conteúdos de Filosofia e Sociologia em várias disciplinas, sem um componente curricular próprio. Neste sentido, estudos indicam que a Lei nº 13.415/2017 pode levar à exclusão gradual da Filosofia no ensino médio. Dito isso, nossos objetivos específicos incluem caracterizar os diferentes aspectos da biopolítica segundo Hardt e Negri, identificar as principais reformas do novo ensino médio relativas ao ensino de Filosofia e interpretar essas reformas à luz da biopolítica. Já a justificativa para esta pesquisa reside na relevância do conceito de biopolítica para entender as relações de poder na sociedade contemporânea, especialmente no contexto educacional brasileiro. A interdisciplinaridade entre biopolítica, educação e filosofia oferece uma perspectiva ampla e complexa das dinâmicas de poder na educação. Finalmente, a metodologia adotada é qualitativa, utilizando uma revisão bibliográfica para tecer uma análise crítica das políticas educacionais e da BNCC, revelando as tensões entre controle e liberdade no processo educativo e destacando a importância da filosofia na promoção do pensamento crítico e autônomo. Sendo assim, em suma, esta pesquisa pretende analisar o "novo ensino médio" e suas implicações para o ensino de Filosofia no Brasil sob a perspectiva da biopolítica, a fim de relacionar esse conceito ao contexto educacional brasileiro.