EPISTEMOLOGIA DO CORPO NEGRO: UMA PERCEPÇÃO CAPIXABA DA DANÇA CÊNICA NEGRO-BRASILEIRA
filosofiasafrodiaspóricas; dançacênica negro-brasileira; Mucane; processo
de montagem;reduto.
SILVA, MaicomSouza e. Epistemologia do Corpo Negro: uma percepção capixaba da dança
cênica negro-brasileira.Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação emMetafísica.
Universidade de Brasília.
Este trabalho pesquisa o percurso corporal adotado para o processo de compartilhamento de
saberesna dançacênicanegro-brasileira, abordando possíveis percepções docorpoem uma
reflexão acerca desua presençana dançacapixaba.O nosso objetivo é reuniras informações
que disparam ou incitamacomposição gestual, além de dialogara respeitoda propedêutica do
movimentonadançacênicanegro-brasileira.Dessamaneira,seguimoscomocaminho
metodológico um estudo de caso pautado na observação das aulas ministradas no curso de
Qualificação em Dança Afro-brasileira Cênica doMuseu Capixaba do Negro “Veronica da Pas”
–Mucane,bem comona descrição ontológica do movimento, tendo comoauxílioacartografia
daencruzilhada.Aindadispomosdeumarevisãobibliográficavoltadaàsdimensões
ontológicas docorpo eàsfilosofias africanaselaboradaspor filósofos(as) afrodiaspóricos e
pensadores(as) que pesquisam acena,aarteeaestéticanegra.Como resultados, encontram-se
possíveis descriçõesfenomenológicasdoreduto,impulsos poéticose ontologiaspara a
articulação de subjetividades nadança capixaba.